O Tibete é uma região da Asia Central isolada principalmente devido a sua altitude, o que favoreceu o surgimento de uma civilização bem específica e com mais de dois mil anos de história própria. A realização dos Jogos Olímpicos de Pequim, que acontecerá em agosto de 2008, transformou-se numa oportunidade para o movimento nacionalista do Tibete realizar manifestações e atrair a atenção internacional. Sobre esses acontecimentos recentes, é correto afirmar: a) Os monges tibetanos vêm protestando porque são radicalmente contrários à realização dos Jogos Olímpicos nos locais sagrados da China. b) O mundo tem acesso às informações sobre as manifestações no Tibete porque elas estão sendo amplamente divulgadas pelas autoridades do governo chinês. c) Nos últimos anos, o regime comunista chinês rompeu o isolamento tibetano e estabeleceu naquela região um eficiente sistema de comunicação com o mundo ocidental. d) Os protestos dos nacionalistas tibetanos reivindicam o fim do domínio da China sobre a região, que é reconhecida como autônoma, mas permanece submissa à Pequim. e) O governo chinês se opõe aos protestos no Tibete porque entende que o Dalai-Lama, por ser um líder religioso, não deve se envolver com as manifestações políticas.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
É correta a alternativa D, sendo o Tibete uma região (do ponto de vista das autoridades religiosas locais) ocupada de forma injusta pela China, defendendo a autonomia política e administrativa e, se possível, a independência total da região em relação à China.
O governo chinês, por sua vez, vê o Tibete como parte legítima do seu território, e busca fazer valer lá a Constituição do país, com a abolição das estruturas tradicionais religiosas e dos laços antigos, semelhantes às práticas da nobreza, que existem entre os camponeses tibetanos e os monges, as autoridades religiosas locais.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás