O texto verbal é composto por signos linguísticos, é um todo coerente e significativo. Sua extensão é variada e precisa de um contexto significativo para ser entendido pelo receptor. O texto verbal pode ser oral ou escrito. Já o texto não verbal é aquele composto não por palavras, vocábulos, mas sim por elementos visuais, imagens, gestos e cores, os quais também dependem de um dado contexto para serem compreendidos.
Partindo dessas informações, analise as afirmações a seguir considerando V para Verdadeiro e F para Falso.
I. Uma notícia de jornal é um exemplo de um texto verbal, pois é, composto por signos linguísticos (palavras) e circula em determinado contexto.
II. As placas de sinalização de trânsito são exemplos de textos não verbais, as quais farão sentido em qualquer contexto em que forem inseridas.
III. As obras de arte não podem ser consideradas texto porque a finalidade desse tipo de produção é puramente estética, não havendo discursos ou ideias a serem compreendidas.
IV. Uma placa composta apenas por imagens, isto é, um texto não verbal, funciona apenas dentro de seu próprio contexto.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V F.
Alternativa 2:
F, V, V, F.
Alternativa 3:
V, V, F, V.
Alternativa 4:
V, F, V, F.
Alternativa 5:
V, F, F, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Alternativa 5:
V, F, F, V.
Explicação:
I. Verdadeiro - Uma notícia de jornal é construída essencialmente de palavras e circula em determinado contexto (um jornal). Logo, é um exemplos de linguagem verbal.
II. Falso - De fato, as placas de trânsito são exemplos de textos não verbais, mas devem estar inseridas em um contexto específico para terem sentido.
III. Falso - Toda obra de arte apresenta discursos ou ideias a serem compreendidas.
IV. Verdadeiro - Uma placa composta só de imagens é um exemplo de texto não verbal e só tem sentido dentro de seu contexto.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás