História, perguntado por V3X777, 8 meses atrás

O texto trata da oposição de alguns países ao Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494.




[...] França, Inglaterra e Holanda - que tinham saído atrasadas na corrida ultramarina - passaram a contestar a validade jurídica do tratado firmado em Tordesilhas. A crítica mais devastadoramente irônica foi feita pelo rei Francisco I, da França: "Gostaria de ver a cláusula do testamento de Adão que me afastou da partilha do mundo", disse o monarca. [...]

Com base na leitura do texto, pode-se perceber que os franceses não concordaram com o Tratado de Tordesilhas. Isso fica evidente, principalmente, por causa



(A)

da interceptação, por parte dos franceses, de navios carregados de metais preciosos e da fundação da França Equinocial no Maranhão.



(B)

da colonização francesa na cidade de Guanabara, atual Rio de Janeiro, que resultou na Revolta dos Goitacazes, em 1534.



(C)

do transporte e da comercialização marítima de escravizados africanos e de especiarias para o Brasil, que era de responsabilidade exclusiva da Coroa francesa.



(D)

das Guerras Religiosas entre os protestantes franceses e católicos, que teve como fator motivador a aprovação do Tratado de Tordesilhas pelo Papa.

Soluções para a tarefa

Respondido por anaclarastock
15

Resposta:

LETRA A

da interceptação, por parte dos franceses, de navios carregados de metais preciosos e da fundação da França Equinocial no Maranhão.


rafaelamariana63: é a letra A mesmo ?
Respondido por nequinerafael36
4

Resposta:

letra A

Explicação:

Perguntas interessantes