O texto "Soltando a (própria) voz" fundamenta-se na pesquisa realizada durante cinco anos pela socióloga Walquiria Gertrudes Domingues Leão Rêgo e pelo filósofo italiano Alessandro Pinzani, com as beneficiárias do Programa Bolsa Família, residentes especialmente em pequenas cidades ou regiões rurais extremamente pobres. Para os pesquisadores, conforme é argumentado, "(...) a pobreza é um problema complexo e, como tal, não admite uma solução fácil. Portanto, não pode ser resolvida simplesmente por meio de um programa de transferência de direta renda. Do mesmo modo, é um equívoco pensar que o Bolsa Família se limita a garantir a sobrevivência material de famílias destituídas e extremamente pobres, embora, salientam, a medida governamental tem o mérito de enfrentar importantes questões ligada à pobreza"
Em um breve texto dissertativo, explique quais são os efeitos do Programa Bolsa Família com base nos resultados da pesquisa tratada no texto Soltando a (própria) voz.
Soluções para a tarefa
Como apresentado no texto, vemos que o autor busca trazer um panorama sobre o Bolsa Família.
Deste modo, é interessante ressaltar que mesmo não resolvendo o problema da pobreza e miséria no país, este busca sanar de alguma forma algo que levará décadas para ser desenvolvido, e, a partir desse programa, como muitas outras políticas afirmativas, podem auxiliar as camadas menos favorecidas a possuir condições de ter bens básicos, como alimentação para sua própria sobrevivência.
Até a próxima.
O texto "Soltando a (própria) voz" mostra de forma clara o impacto do Programa Bolsa Família na vida de milhões de brasileiros, principalmente no universo feminino.
O auxílio financeiro que esse programa assistencialista proporcionou durante mais de uma década possui grandes efeitos no combate à pobreza no Brasil, visto que proporcionou um auxílio na renda de famílias desassistidas e de baixa remuneração.
Um dos aspectos positivos do programa, segundo relatam Walquiria Gertrudes Domingues Leão Rêgo e o filósofo italiano Alessandro Pinzani está no fato de que o programa dá liberdade aos assistido de gastar do dinheiro de forma minuciosa.
Cerca de 150 mulheres de todo o Brasil contaram seus relatos, apontando como esse auxílio do Bolsa Família é importante em suas vidas, pois pode ser usado para suprir as necessidades dessa famílias, comprando alimentos, itens de primeira necessidade, algo que as crianças necessitem e por aí vai.
Para mais sobre o tema da desigualdade social, confira:
https://brainly.com.br/tarefa/5823676