O texto relaciona a monarquia brasileira com a abolição da escravatura.
[sic] A monarquia investiu pesado na propaganda que associava a abolição a uma ação exclusiva da princesa Isabel. [...] Valendo-se de concepções de realeza herdadas da África, foi natural para os negros adotar essa idéia da abolição como uma redenção concedida pela monarquia. [...] Após a queda da monarquia, a República tentou ligar-se à memória da abolição. Seu principal argumento era a recusa do Exército em capturar os escravos fugidos.
DAIBERT JR, Robert. Dossiê Abolição em oito tempos: Guerra de versões. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 21, 1 maio 2008.
Com base no texto, sobre o contexto da abolição da escravatura no Brasil, é correto afirmar que
(A)
com a abolição da escravatura, a monarquia brasileira chegou ao fim, em 1888, devido à oposição das elites agrárias, que tomaram o poder.
(B)
logo após a abolição da escravatura, em 1888, o governo imperial desenvolveu programas de assistência aos recém-libertos, integrando-os de forma justa e igualitária na sociedade brasileira.
(C)
os movimentos abolicionistas aproveitaram o fim da escravidão no Brasil e promoveram a Proclamação da República, em 1888.
(D)
em 1888, com a assinatura da Leia Áurea pela princesa Isabel, ocorreu a abolição definitiva da escravidão no Brasil.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Resposta:
Eu tenho quase certeza que é a letra D
Explicação:
No livro da positivo diz assim "Em 1888, a pressão popular levou a princesa Isabel a assinar a abolição definitiva da escravidão, batizada de Lei Áurea (Lei João Alfredo). E a abolição sem a indenização aos antigos senhores de escravizados acabou por retirar de forma definitiva o apoio deles ao governo imperial.
dudalgk4ouvt8g:
muito obrigada
Perguntas interessantes
Física,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás