O texto I apresentou as condições de trabalho nas fábricas do século XVIII. No filme Tempos modernos, lançado em 1936, Charles Chaplin apresentou as condições de trabalho nas fábricas do início do século XX. Ele utilizou, na cena inicial do filme, que é uma me- táfora da disciplina, a "máquina de comer", um dispositivo mecatrônico que permite ao operário se alimentar sem interromper sua produção. Discuta como a estrutura das indústrias disciplinou os trabalhadores ao longo do tempo, utilizando mecanismos como c que foi apresentado na imagem.
Soluções para a tarefa
A estrutura das indústrias sempre quis disciplinar trabalhadores ao torná-los meios para sua riqueza. Assim, a falta de tempo e a otimização do trabalho levou à precaridade do trabalhador.
Tempos Modernos e a crítica ao capitalismo
Chaplin, com uma visão crítica, expõe a problemática do sistema capitalista ao explorar seus funcionários ao ponto de não terem hora de intervalo, interação entre colaboradores, não poderem sentar, considerado ato simples e necessário.
O filme demonstra, de modo mais explícito possível, que, para o capitalista, tempo é dinheiro. Cada minuto "desperdiçado" reflete no lucro do patrão, não importando o bem-estar dos funcionários, somente o quanto de riquezas está em jogo nessa relação.
Chaplin aborda, além do capitalismo selvagem, a relação de poder entre o patrão e o empregado, a exploração do trabalho (revisitando a teoria marxista da exploração entre classes sociais), a desumanização da pessoa humana de modo irônico e com um humor ácido.
Saiba mais sobre Tempos Modernos em: https://brainly.com.br/tarefa/23770739
#SPJ1