O texto extraído da BBC Brasil, que se intitula Brasil avança, mas fica em 8º em ranking de democracia na América Latina, de Albert Steinberger, apresenta considerações sobre o índice compilado levando em conta 80 indicadores de órgãos internacionais relacionados à democracia, incluindo indicadores associados ao que define como "Democracia do Cidadão". Este documento mede o grau de liberdades civis e direitos políticos, e "Democracia das Instituições", associados à construção de sistemas institucionais e políticos mais fortes. Segundo o índice, o Brasil avançou, mas permaneceu na oitava posição entre 18 países da América Latina analisados em um Índice de Desenvolvimento Democrático da região em 2013, recebendo elogios por reagir à corrupção, mas críticas por causa de seu nível de violência. Neste sentido, o termo violência possui várias concepções. Abaixo serão apresentados alguns conceitos e considerações para leitura e reflexão.1. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como violência o uso intencional da força física, poder, real ou sob forma de ameaça contra si, contra outra pessoa, grupo ou comunidade, que resulte ou tenha grande possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação de liberdade (WHO, 2002).
2. Segundo Durkheim (1966), a violência é definida como um sintoma de funcionamento ineficiente das instituições sociais, nos processos de socialização e em relação às normas sociais e jurídicas vigentes em dada sociedade.
3. Arendt (1990) considera que pensador algum deveria ser alheio ao imenso papel que a violência sempre desempenhou nos assuntos humanos, e fica surpresa com quão pouco esse fenômeno é interrogado e investigado pelos cientistas. Ainda relata em seus estudos que a violência tem caráter instrumental, ou seja, é um meio que necessita de orientação e justificação dos fins que persegue.
4. Souza (1993) ressalta que, historicamente, a violência foi mais comumente identificada como criminalidade e, por isso, quase que objeto de reflexão exclusiva das Ciências Jurídicas. Só mais recentemente ela passou a ser incorporada de maneira mais sistemática por outras áreas do conhecimento.
Tendo como parâmetro a leitura sobre os conceitos e as considerações acerca da violência, selecione um deles e produza um parágrafo, fundamentando a crítica de que o Brasil é um país violento quando se refere ao Estado Democrático e às respostas às manifestações sociais, realizadas em 2013.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
As manifestações recentes no Brasil e a proximidade da Copa do Mundo
elevaram o risco de violência ou ataques no país para este ano, revelou a
corretora "Aon Risk Solutions". O estudo, divulgado em Janeiro/2014
pela instituição de seguros, elevou de "médio" para "grave"
o risco de o Brasil vir a sofrer atentados e episódios de violência este ano. Toda
essa manifestação começou com o aumento das passagens nas grandes metrópoles do
país, o termo utilizado "não é apenas pelos R$0,20" onde foi notado
em grande parte das manifestações, o povo realmente acordou para o que estava
acontecendo ao seu redor, mesmo que temporariamente, desvios de dinheiro público,
corrupção e grandes casos de má administração, levaram a população as ruas,
para lutar pelos seus direitos básicos. Segundo Renato Lessa, Bernardo Bianchi
e Jorge Chaloub - Não raro, cidadãos brasileiros são transportados sobre
chassis de caminhões, em condições precárias de segurança e como participantes
involuntários de graves violações das leis de trânsito. Mas, não se trata
apenas de desconforto e de risco físico. Transporte é um bem público cuja
provisão afeta, para o bem ou para o mal, de modo compulsório a qualidade de
vida dos cidadãos. E para que essa onde de protesto seja fundamentada, essa ano
temos eleições para cargos Estaduais e Federais, além da presidência, no
momento é aguardar para observarmos se haverá mudança, ou se o gigante voltou
para o seu sono profundo.
Espero que ajude!
Espero que ajude!
celiadefaria:
valeu obrigada
Perguntas interessantes