O texto exemplifica a maneira como o indígena foi utilizado na literatura para a construção de nossa identidade nacional, pois essa personagem acabou sendo transformada em símbolo da a) conciliação entre o caráter lírico individual e o caráter épico coletivo. B) associação do selvagem brasileiro a valores éticos de engrandecimento. C) evolução do espírito guerreiro primitivo para o espírito pacífico civilizado. D) tendência primitiva do brasileiro a assumir uma postura de subserviência. E) abordagem narrativa do caráter competitivo e ambicioso do povo brasileiro
Soluções para a tarefa
Dada a ilustração do texto e a forma como os nativos americanos têm sido usados na literatura para construir nossas identidades nacionais, pode-se dizer que a alternativa A é a opção mais adequada para o que está sendo pedido na questão. Conciliação entre o caráter lírico individual e o caráter épico coletivo.
Romantismo brasileiro
O romance no Brasil teve sua primeira fase, desprezado pela colonização portuguesa e marcado por ameríndios e nacionalistas cujas imagens de nativos inferiores transmitiam sinais de grandeza.
O Romantismo surgiu no contexto da Europa no final do século XVIII, e foi a escola de arte, especialmente as artes literárias e visuais, que teve grande influência na formação cultural do Brasil.
O romantismo, espécie de "resposta" ao Iluminismo, defendeu, como um de seus críticos, que a racionalidade tem limites e que a urbanização nem sempre leva em conta as características subjetivas do ser humano sensível.
Complemento do enunciado:
Peri tinha vencido; era o primeiro de sua tribo, e o mais forte de todos os guerreiros. Sua mãe chegou e disse: "Peri, chefe dos Goitacás, filho de Ararê, tu és grande, tu és forte como teu pai; tua mãe te ama." Os guerreiros chegaram e disseram: "Peri, chefe dos Goitacás, filho de Ararê, tu és o mais valente da tribo e o mais temido do inimigo; os guerreiros te obedecem."
Leia mais sobre romantismo em: https://brainly.com.br/tarefa/5839093
#SPJ4