História, perguntado por lallanogueiraoumtuu, 10 meses atrás

o texto é um trecho do livro As maravilhas do conhecimento humano:história, ciência e religião, de Henry Thomas, publicado em 1941.


continuando a última questão "ao atribuir na década de 1940 os feitos dos navegantes aos conhecimentos desenvolvidos pela Escola de Sagres, faltou com a verdade? Justifique"

respondam todas as questões, por favor!!

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
215
Olá, tudo bem? Vamos responder uma alternativa por vez.

a) Sem ter acesso ao texto indicado para se basear, somente é possível pensar em relação às evidências históricas para qualificar os navegadores portugueses. Foi o reino de Portugal que iniciou a expansão marítima europeia, o que significa que seus navegadores exploraram mares nunca desbravados por seus vizinhos em busca de riquezas nas terras a descobrir. A partir disso, pode-se pensar que eles era destemidos e ambiciosos. 

b) Sem ter acesso ao texto indicado para se basear, é possível apenas presumir que se trata de uma construção glorificadora dos navegadores pioneiros. Logo, pode-se identificar como agentes da história os portugueses.

c) Sem ter acesso ao texto indicado para se basear, é possível apenas concluir com base nas respostas das alternativas anteriores que sim, uma vez que colocaria toda a glória sobre os portugueses.

d) Sim. Mesmo estabelecendo como existente a Escola de Sagres, o que não é confirmado, seu estabelecimento como a única responsável pelos feitos dos navegadores portugueses ignora as importantes contribuições muçulmanas nas áreas de astronomia e matemática, além de sua invenção da bússola e do astrolábio
Perguntas interessantes