O texto é um fragmento de um conto do Realismo, período literário que se contrapõe ao Romantismo. Vemos que neste trecho há um observador. Quem é o observador? *
1 ponto
a) Garcia, que ficou atônito, com a expressão dura, seca e fria diante da cena do beijo.
b) O narrador, que é um narrador-observador e por isso olha atentamente para a cena.
c) Fortunato, que ficou à porta saboreando a dor moral que acontece na cena após o beijo.
d) O narrador, que é um personagem-observador atento a tudo o que acontece na cena.
2. Releia: “Garcia estava atônito. Olhou para ele, viu-o sentar-se tranquilamente, estirar as pernas, meter as mãos nas algibeiras das calças, e fitar os olhos no ferido.” A partir desse fragmento, podemos afirmar que *
1 ponto
a) O narrador está em primeira pessoa, observando e onisciente de tudo o que acontece à sua volta para poder contar a história com riqueza de detalhes.
b) O narrador está em terceira pessoa, observando e onisciente de tudo o que acontece à sua volta para poder contar a história com riqueza de detalhes.
c) O narrador é o personagem principal, Garcia, por isso sabe tudo o que acontece na história e conta com riqueza de detalhes.
d) O narrador é o personagem principal, Fortunato, por isso sabe tudo o que acontece na história e conta com riqueza de detalhes.
Soluções para a tarefa
1- No fragmento desse conto pertencente ao Realismo, o contraponto do Romantismo, podemos ver que o observador é, como mostra a alternativa C, o personagem Fortunato, que ficou na porta saboreando a dor moral que houve na cena após o beijo.
2- No fragmento apresentado, podemos afirmar que o narrador está em terceira pessoa, observando de fora a cena que se desenrola e onisciente de tudo o que acontece a sua volta, assim como aponta a alternativa B, de modo que seja possível que ele conta com detalhes a história.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20719193
Resposta:
1-c) Fortunato, que ficou à porta saboreando a dor moral que acontece na cena após o beijo
2-b) O narrador está em terceira pessoa, observando e onisciente de tudo o que acontece à sua volta para poder contar a história com riqueza de detalhes.