História, perguntado por sisifoaluno, 6 meses atrás

O texto do historiador Evaldo Cabral de Mello reflete sobre as motivações holandesas para ocupar territórios portugueses na América no século XVII. Além do motivo apontado no texto, os holandeses atacaram esses territórios por conta

"Na escolha do Brasil como alvo do ataque empresado pela WIC (Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais) pesou uma variedade de motivos. A América portuguesa constituiria o elo frágil do sistema imperial castelhano, em vista da sua condição de possessão lusitana, o que conferia à sua defesa uma posição subalterna na escala das prioridades militares do governo de Madri."
(MELLO, Evaldo Cabral (org.). O Brasil holandês. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. Fragmento adaptado.)

a) do interesse em controlar a extração de ouro na região de Minas Gerais, vista como uma fonte segura de riquezas.

b) dos ataques portugueses a territórios coloniais controlados pelos holandeses, como em Angola.

c) das proibições impostas pela Espanha que impediram os holandeses de participar do comércio do açúcar produzido na América.

d) da aliança estabelecida entre a Espanha e a Inglaterra, grande inimiga dos holandeses.

e) do declínio econômico da Companhia das Índias Ocidentais, o que poderia ser revertido com a conquista de novos territórios para a companhia.

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannaslina
1

Resposta:

C

Explicação:

A invasão do Nordeste brasileiro pelos holandeses resultou diretamente das relações diplomáticas entre Portugal, Espanha e Holanda no final do século XVI. Até 1580, a Holanda tinha um envolvimento direto com o negócio do açúcar produzido no Brasil, pois foram eles que financiaram o desenvolvimento do negócio aqui e eles também participavam do refino e da comercialização do açúcar na Europa.


sisifoaluno: Tem o gabarito e respostas do segundo caderno tb???
Perguntas interessantes