O texto “Desenvolvimento e inovação: saúde como oportunidade” (p. 36), da coletânea Ética e Tecnologia, afirma que “Saúde é uma base para a superação da crise e para a construção de consensos possíveis em torno de uma estratégia nacional de desenvolvimento que alie o bem-estar, o acesso universal e a inovação.”
MELLO, Adriana Pacheco do Amaral; VALIM, Claudineia Cristina; ALVES, Cristiane de Oliveira; FASCINA, Diego Luiz Miiller; MAROSTI, Márcio Ricardo Dias; LIMA, Marta Ferreira Gomes de. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética e Tecnologia. Maringá-PR: Unicesumar, 2019. (adaptado).
De acordo com esse imperativo, avalie as afirmativas correlatas.
I. O setor da saúde é parte indissociável do desenvolvimento nacional. Além de constituir um direito essencial de cidadania, constitui uma fonte de geração de valor e de riqueza social e econômica.
PORQUE
II. É uma área com potencial de desenvolvimento e inovação: inteligência artificial, digitalização do mundo biológico, nanotecnologia, sistemas inteligentes e preditivos que geram acolhimento, emprego, renda, investimento e conhecimento estratégico para o futuro.
Sobre essas proposições, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
Ambas as assertivas são falsas.
Alternativa 2:
Ambas as assertivas são verdadeiras.
Alternativa 3:
A assertiva I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4:
A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5:
A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é uma justificativa correta da I.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 5:
A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Resposta:
A afirmação I é uma proposição verdadeira e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação: Página 36 da COLETÂNEA - EIXO ÉTICA E TECNOLOGIA.
1º Parágrafo: "A saúde é parte indissociável do desenvolvimento nacional. Além de constituir um direito essencial de cidadania, constitui uma fonte de geração de valor e de riqueza social e econômica."
3º parágrafo: "A interconectividade das pessoas e das coisas, a inteligência artificial integrada ao uso de grandes bases de dados, a digitalização do mundo biológico, a impressão 3D, a nanotecnologia e uma saúde pública baseada em sistemas inteligentes e preditivos incorporam os desafios do futuro e conformam uma agenda crítica para a saúde no presente."