O texto de Erasmo de Rotterdam expressa uma das principais características do movimento artístico e filosófico conhecido como Renascimento. Essa característica é o: * 1 ponto a) Teísmo, a crença moderna de que o destino dos homens é determinado pela vontade de Deus, que se manifesta nos acontecimentos da vida cotidiana. b) Antropocentrismo, que se opunha aos valores medievais e atribuía ao ser humano, e não à vontade de Deus, a responsabilidade por suas conquistas e fracassos. c) Cientificismo, que acreditava ser possível compreender a obra divina a partir da aplicação dos métodos de investigação científica. d) Iluminismo, que pregava o uso da razão em contraposição à fé como condição indispensável para o desenvolvimento das capacidades humanas. e) Misticismo, conceito central do humanismo renascentista, que atribui características sobrenaturais aos elementos da natureza, como plantas, rios e rocha.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-B) Antropocentrismo, que se opunha aos valores medievais e atribuía ao ser humano, e não à vontade de Deus, a responsabilidade por suas conquistas e fracassos.
2-E) seja o responsável pelo mal no mundo.
Explicação:
confia, fiz no class e deu certo ;)
Erasmo de Rotterdam narra sobre o ANTROPOCENTRISMO (B).
Filosoficamente, o antropocentrismo é a transposição de Deus ao homem, ou seja, o homem é a figura valorizada e ressaltada pela Modernidade. Com isso, a Igreja e as concepções divinas ligadas à razão são transpostas para o homem, sendo ele o foco de todo o pensamento.
O filósofo Erasmo de Rotterdam, em sua célebre obra Elogio à Loucura, menciona que, na Igreja Católica, há hereges e hipócritas, vivendo sob máscaras e, assim, o homem precisa pensar por si mesmo. A fé é ação e seu maior exemplo é Cristo Jesus.
Erasmo de Rotterdam, com o método do ceticismo, acredita que o homem deve agir perante a sua fé, mas não acredita em verdade absoluta. Seu ceticismo suspende qualquer juízo, mas ainda preserva a cultura católica nas ações humanas.
Link: brainly.com.br/tarefa/9758061