Administração, perguntado por juniorlabariasp553wm, 1 ano atrás

O texto da coletânea Ética, Cultura e Arte, “Aspectos da Arquitetura Brasileira”, ao evocar a dimensão histórica do processo de formação da arquitetura no Brasil, ressalta:


I. Ao longo do tempo, além da influência dos índios e dos colonizadores europeus, a arquitetura no Brasil recebeu também a contribuição dos povos e da arquitetura africana.
II. Em todo o território brasileiro, ao longo de mais de 500 anos de história, muitas tipologias habitacionais indígenas foram registradas com construções impressionantes.
III. Denomina-se arquitetura colonial no Brasil aquela arquitetura realizada no período entre 1530 e 1830, da chegada dos portugueses à oficialização da independência.
IV. O maior acervo da arquitetura barroca do Brasil está em cidades do estado de Minas Gerais, como Ouro Preto, Diamantina, São João Del Rei, Mariana e Santa Bárbara.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
I, II e III, apenas.

Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III, IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por ds27p4tbxq
12

Resposta:

todas as alternativas estão corretas

Explicação:

pg 22 e 23 do livro ética, cultura e arte


igorhdias: ola, alguem pode me enviar o livro ética, cultura e arte? estou fazendo prova e preciso dele - igorhdias@hotmail
igorhdias: não é necessario ; ja encontri, obrigado.
radioativojogo: Também marquei.
emijbcortez: Coloquei todas corretas. ALTERNATIVA 5
thiagoabreu1: Alternativa 5
mayararms: Todas corretas pessoal
Respondido por raphaelrv
1

Resposta:

CORRETA a Alternativa 5: I, II, III, IV.

Explicação:

I. VERDADEIRO, vide p. 9 da apostila Ética, Cultura e Arte. “Ao longo do tempo, a arte desenvolvida nessa colônia portuguesa acabou apresentando suas próprias particularidades. Além da influência dos índios e dos colonizadores europeus, a arquitetura no Brasil recebeu também a contribuição dos povos e da arquitetura africana.”

II. VERDADEIRO, vide p. 9 da apostila Ética, Cultura e Arte. Entretanto, vale uma observação.

===================================================

O maior trecho do texto diz realmente que “Em todo o território brasileiro, ao longo de mais de 500 anos de história, muitas tipologias habitacionais indígenas foram registradas.”, o corre que o final do texto, quando afirma “(...) com construções impressionantes.” Se encontra separado e, anteriormente a este trecho quando diz “Mesmo sem tecnologias avançadas ou conhecimento técnico profissional, os índios brasileiros conseguiram, por anos, fazer construções impressionantes.”. Entretanto, levando-se em conta o contexto como um todo, entendo ser esta questão verdadeira.  

Abaixo como se encontra no exercício:  

Em todo o território brasileiro, ao longo de mais de 500 anos de história, muitas tipologias habitacionais indígenas foram registradas com construções impressionantes.

===================================================

III. VERDADEIRO, vide p. 10 da apostila Ética, Cultura e Arte. “Denomina-se arquitetura colonial no Brasil aquela arquitetura realizada no período entre os anos de 1530 e 1830, da chegada dos portugueses à oficialização da independência.”

IV. VERDADEIRO, vide p. 10 da apostila Ética, Cultura e Arte. “A maior produção nacional realmente ocorreu no século XVIII, nas regiões auríferas de Minas Gerais – já como certa variação do rococó. As cidades estavam ricas e as famílias queriam investir no desenvolvimento da arquitetura. Sem dúvidas, o maior acervo barroco do Brasil está em cidades como Ouro Preto, Diamantina, São João Del Rei, Mariana e Santa Bárbara.”

Perguntas interessantes