Português, perguntado por SayuAshido, 6 meses atrás

O texto "As palavras que ninguém diz", de Drummond, é uma crônica. Sobre esse gênero, responda.

1.a)
Quem é o narrador desse texto? Quais são suas principais características?

b)
Para quem esse narrador escreve, isto é, quem é seu(sua) interlocutor(a)? Retire elementos do texto que comprovem sua resposta.
c)
A estrutura do texto permite-nos afirmar que essa crônica é um discurso direto? O que faz você pensar assim?
d)
A definição de crônica relaciona esse gênero a temas atuais, a respeito dos quais os autores apresentam seu ponto de vista, geralmente de forma bem-humorada. Que tema é discutido nessa crônica e de que forma o humor é construído? Por que esse tema é importante socialmente?
e)
Por que o tipo de reflexão proposta nesse texto é adequado a uma crônica?
O livro Os dias lindos, ao qual pertence essa crônica, está dividido em algumas seções. A crônica lida foi retirada de uma seção intitulada "O homem e a linguagem". Você acha coerente pensarmos que as opiniões apresentadas nesse texto pertencem ao seu autor ou elas são críticas construídas de forma irônica? O que faz você pensar assim?

Soluções para a tarefa

Respondido por Leticia140778
4

As palavras desconhecidas é o tema do texto de Carlos Drummond de Andrade, texto nomeado de "As palavras que ninguém diz". Após a leitura do texto é possível chegar as seguintes conclusões sobre a interpretação do texto.

Interpretação do texto sobre as palavras desconhecidas

A - O narrador do texto que abarca as palavras desconhecidas é o próprio autor, sendo que o mesmo apresenta uma grande quantidade de palavras desconhecidas. Uma das caraterísticas do autor é achar que por saber palavras desconhecidas se sobressai as outras pessoas.

B- O autor escreve para:

  • o carioca [...]Entretanto, basta você sair por aí, na Gávea, e dá de cara com pencas de diadelfos.[...];
  • para o menino [...]   Menino, você gosta remuito de siricaia e não sabe o que é siricaia e o que é remuito?[...];
  • para aqueles que o escutam [...] Você que me ouve, sabe (pelo menos isso) que eu evito toda e qualquer espécie de cinquete[...].

C- O discurso direto é aquele que o narrador está falando diretamente com o leitor, portanto, de acordo com a estrutura do texto, é possível definir que o texto é um discurso direto.

D- O tema discutido na crônica é sobre as palavras desconhecidas, configurando a importância de procurar conhecer novas palavras, bem como ampliar o vocabulário e tornar-se mais culto. O humor ocorre devido a escolha das palavras apresentada, bem como o tom de deboche apresentado pelo autor quando se refere a falta de conhecimento das pessoas e diz que as mesmas não tem nada na cabeça.

E - O tema desta crônica engloba um problema social, pois a variação linguística tem avançado e, infelizmente, as pessoas não tem procurado saber novas palavras e novos significados, preferindo o senso comum. O autor procurou ironizar essa falta de conhecimento, mas ao mesmo tempo abarcou um assunto de imensa importância, pois é necessário que as pessoas motivem sua curiosidade e a busca pelo novo.

Saiba mais a respeito das palavras desconhecidas em:https://brainly.com.br/tarefa/50089237

Anexos:
Perguntas interessantes