Biologia, perguntado por jessicam2008, 11 meses atrás

O texto apresentado descreve a tragédia causada por um fenômeno natural. Tsunami – Efeito a distância Passado o impacto inicial da catástrofe que devastou de modo talvez irreparável a vida de moradores de regiões já pobres, os geofísicos ficaram intrigados com as peculiaridades e os possíveis desdobramentos do maior terremoto ocorrido nos últimos 40 anos – e o quarto maior registrado desde que surgiram os primeiros sismógrafos, em 1900. É a primeira vez que se registra um tremor tão forte – de magnitude 9 – fora do chamado Cinturão Sísmico do Pacífico, a faixa sinuosa que acompanha o litoral dos países da Oceania, do leste da Ásia e da costa oeste das Américas do Norte e do Sul, na qual se concentram 80% dos terremotos do planeta. FIORAVANTI, Carlos. Tsunami – efeito a distância. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2020. O fenômeno abordado no texto é consequência de (A) um aquecimento das águas dos oceanos, elevando o índice de evaporação e produzindo uma grande quantidade de umidade, que será convertida em massas de ar quente. (B) um atrito de duas placas tectônicas em um movimento chamado de transformantes que resulta em oscilações que atingem a superfície da crosta terrestre. (C) uma aproximação de placas tectônicas que se chocam, ocorrendo o chamado movimento divergente, sendo que a placa mais densa afunda e retoma o manto terrestre. (D) uma violenta massa de ar que sai de uma área de alta pressão para outra de baixa pressão, normalmente acompanhada de precipitações hídricas intensas e concentradas.

Soluções para a tarefa

Respondido por fireflower0
7

Resposta:

(B) um atrito de duas placas tectônicas em um movimento chamado de transformantes que resulta em oscilações que atingem a superfície da crosta terrestre.

Explicação:

Movimento transformante: É quando as placas se deslocam unilateralmente, havendo, ainda sim, o atrito entre elas, com a ocorrência de terremotos e a formação de alguns falhamentos, a exemplo da Falha de San Andreas, no oeste dos Estados Unidos.

Perguntas interessantes