O texto apresenta informações sobre o mercantilismo.
O objetivo manifesto do mercantilismo era o da defesa do Estado, mas não como objetivo final, mas como um meio para a riqueza e a prosperidade de uma classe específica: a dos comerciantes [...]
MAFFEY, Aldo. Mercantilismo. In: BOBBIO, N., MATTEUCCI, N., PASQUINO, G. Dicionário de Política. Vol. 2. Brasília: UnB, 2004. (Adaptado).
Com base no texto, sobre a relação entre a lógica mercantilista e a colonização do Brasil, é correto afirmar que
(A)
a ocupação portuguesa na América, sobretudo no Brasil, tinha como objetivo único tornar os comerciantes portugueses mais ricos.
(B)
a extração do pau-brasil gerou grandes prejuízos à Coroa portuguesa, que executava e financiava todo o processo de extração e de transporte da madeira.
(C)
o objetivo da Coroa portuguesa ao introduzir a produção de açúcar no Brasil Colonial era obter lucro.
(D)
a ocupação agrícola do Brasil, foi o único pressuposto mercantilista defendido pela Coroa portuguesa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
marquei a letra C
Explicação:
eu marquei a letra C
Letra C: entre a lógica mercantilista e a colonização do Brasil é possível apontar que o objetivo da Coroa portuguesa ao introduzir a produção de açúcar no Brasil Colonial era obter lucros, bem como assegurar a devida ocupação do território antes que os franceses o fizessem, visto que desde o período pré-colonial ocorriam tentativas nesse sentido.
O princípio básico do Mercantilismo era o acúmulo de capital através das trocas comerciais realizadas, de modo que a concepção de riqueza das nações naquela época era o acúmulo de ouro e prata, além de pedras preciosas.
O Mercantilismo também possuía como pilar a Balança Comercial favorável por parte das nações, isto é; um volume financeiro maior de exportações do que importações. Protecionismo alfandegário era outra constante.