História, perguntado por jgpc1324, 7 meses atrás

O texto apresenta informações sobre a Revolução Liberal do Porto, ocorrida em 1820.

[...] as Cortes defendiam a volta imediata do rei para Portugal e o restabelecimento do monopólio comercial sobre o Brasil. Havia, portanto, uma visível contradição no movimento de 1820: se ele era liberal para os portugueses, em relação ao Brasil, a revolução buscava nada mais do que retomada do colonialismo. Atender às propostas liberais, portanto, significaria o retorno do Brasil à condição de colônia.

Pela leitura do texto, compreende-se que a pressão metropolitana que determinou o retorno de D. João VI a Portugal, em 1821, estava relacionada com a

a)mudança política promovida pela Assembleia Constituinte, que determinava o fim do poder monárquico em Portugal e em suas possessões.

b)desejo de retomar as relações coloniais, o que caracterizava uma tentativa de reafirmar a dominação portuguesa no Brasil.

c)tentativa apenas de punir a Família Real portuguesa, devido à sua decisão de migrar para o Brasil durante as Guerras Napoleônicas.

d)democratização da Monarquia portuguesa e sua intenção de eleger um novo representante para a porção brasileira do Império de Portugal, Brasil e Algarve.

Soluções para a tarefa

Respondido por thalleskakakak2224
3

Resposta:

B

Explicação:

Com o retorno do rei a Portugal, havia o desejo de reestabelecer as relações comerciais estáveis sobre suas colônias, concretizando o domínio sobre o Brasil e os demais países colonizados pelos portugueses, de forma que ouvesse as trocas comercias e a cobrança de impostos para se estabilizar economicamente, analisando que estava individada com a Inglaterra


beleferraz2010: Tá certa?
chuaet: nao
Respondido por andredeggau
2

O texto dá destaque ao desejo de retomar as relações coloniais entre Brasil e Portugal. Ou seja, a resposta correta é a letra B.

Em 1820, o Brasil já não era mais colônia - embora não fosse independente até 1822. O governo português morava no Brasil desde 1808, quando veio fugindo de Napoleão; e, desde 1815, Brasil e Portugal estavam em condição de igualdade, como um Reino Unido.

Toda essa situação provocou indignação em Portugal: na Revolução do Porto, os portugueses pediam a volta do rei, a volta da colonização do Brasil e o estabelecimento de uma constituição em Portugal. Alguns objetivos foram atendidos, como a constituição, mas Portugal não voltou a colonizar o Brasil, que se tornaria independente dois anos depois.

Saiba mais sobre a Revolução do Porto: https://brainly.com.br/tarefa/28295505

Anexos:

chuaet: tá e??? mds cade a resposta mn
Perguntas interessantes