O texto acima afirma que, apesar das leis, ainda há desigualdade e discriminação sofridas pela população negra no Brasil. Partindo desse pressuposto, cite algumas ações que foram tomadas nos últimos anos pelo Estado, mediante as reivindicações do movimento negro e de outros setores da sociedade civil, a fim de reparar as desigualdades e o preconceito racial sofridos por essa parcela da população. Em seguida, elabore um argumento a favor e outro contra essas medidas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A partir de 2003, a lei federal 10.639 tornou obrigatório, nas escolas públicas e particulares, o ensino da cultura afro-brasileira. Essa é uma medida que já está surtindo efeito, visto que, quanto antes abordarmos o assunto com crianças e adolescentes, maior será o sucesso no combate ao racismo.
Essa é uma das ações do governo contra o combate ao racismo
Nas últimas duas décadas, o Brasil tem tomado importantes decisões para combater a estrutura racista e a desigualdade racial presente no país. As principais foram:
- Implementação de cotas raciais na universidade;
- Criminalização do racismo;
- Implementação de cotas no serviço público;
- Incentivo fiscal para empresas que implementarem um sistema de cotas raciais;
Argumentação:
A favor:
As políticas de reparação são importantes, pois o país esteve sob o jugo de uma política escravocrata por mais de 300 anos. O que impossibilitou que as pessoas escravizadas tivesses acesso à educação e fossem relegadas aos serviços domésticos e subalternos. Sem uma política afirmativa essa situação ainda se estenderia por muitos anos.
Conta:
O principal argumento contra as políticas afirmativas é que as pessoas negras do Brasil tem a mesma capacidade intelectual para acessar a universidade do que as brancas. Essa posição não considera a desvantagem histórica que a população negra tem, derivada dos séculos em que houve escravidão no Brasil.
Saiba mais sobre cotas raciais em:
https://brainly.com.br/tarefa/12173564