História, perguntado por vivianamadio, 10 meses atrás

O texto abaixo trata da civilização árabe antes do surgimento do Islamismo.

Até o século VI, os árabes viviam em tribos, sem que houvesse um Estado centralizado.No interior da península havia tribos nômades de beduínos, que viviam basicamente do pastoreio e do comércio. Às vezes, entravam em luta pela posse de um oásis ou pela liderança de uma rota comercial. Também era comum o ataque a caravanas que levavam artigos do Oriente para serem comercializados no mar mediterrâneo ou no mar Vermelho.



O surgimento do Islamismo transformou as características mencionadas acima, pois

A
a fé muçulmana é contrária a formas descentralizadas de organização política, bem como proíbe o comércio por meio de caravanas.

B
a unificação religiosa operada pelo Islã produziu condições econômicas tais que já não era necessária a utilização dos oásis pelas tribos.

C
a unificação religiosa através do Islã proporcionou a unificação de diversas tribos e a formação de um Estado fortemente centralizado.

D
a fé muçulmana impulsionou entre os grupos árabes um sentimento “jihadista”, pelo qual eles passaram a perseguir povos orientais.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
96

Sobre a importância do islamismo para a formação de um estado, a resposta certa é a:

C  a unificação religiosa através do Islã proporcionou a unificação de diversas tribos e a formação de um Estado fortemente centralizado.

Isso porque o texto fala que antes da religião os povos árabes vivam de forma tribal na medida em que eram espalhados e também faziam comércio na forma de caravanas.

Com o islamismo houve a unificação dos povos árabes o que propiciou a formação de um estado nacional árabe.

espero te ajudado!

Respondido por nicoly5291799
3

Resposta:

letra C : a unificação religiosa através do Islã proporcionou a unificação de diversas tribos e a formação de um Estado fortemente centralizado.

Perguntas interessantes