História, perguntado por louise0aneh, 6 meses atrás

O texto abaixo se refere ao absolutismo francês, Leia-o e, logo após, responda à atividade 1.
(...) como na prerrogativa do "o Estado sou Eu", ele teria contato e poder sobre absolutamente tudo, assim como a luz solar. Por isso, seu símbolo costumava acompanhar o lema adotado por Luís, Nec pluribus impar ("nunca desigual para muitos"), uma possivel referência à capacidade do rei de tudo fazer e seu esplendor de estar acima de tudo. No limite, ao se designar Rei Sol, Luís XIV se autoproclamava um ente político que se igualava ao astro, o maior de todos na visão da época (que era considerado um "astro-rei"). Na visão do rei, o seu brilho -- no sentindo estético de vislumbre e no político, de capacidade de atingir e regrar -- a todos chegaria e a vida na França dele dependeria. Com isso, fora declarado que os poderes do monarca eram inesgotáveis, insubstituíveis e ilimitados.

1. Retire duas passagens do texto que justifiquem a concentração dos poderes nas mãos do rei e, consequentemente, o governo de Luís XIV ter se tornado o exemplo mais representativo do absolutismo monárquico.

2.Explique a importância do Ato de Supremacia decretado por Henrique VIII.

Soluções para a tarefa

Respondido por pwdr0ofc
3

Resposta:

"Ele teria contato e poder sobre absolutamente tudo, assim como a luz solar"

"Um ente político que se iguala ao astro, o maior de todos na visão da época (Que era considerado um "astro-rei").

O Ato de Supremacia foi uma espécie de lei criada pelo rei da Inglaterra Henrique VIII, em 1534, pelo qual ele se tornou o chefe supremo da Igreja Anglicana. Dessa forma, ele substituiu o poder do papa católico no território britânico. A decisão também tornou o Anglicanismo, a religião oficial do reino inglês.

Espero que isso te ajude!

Respondido por OliverTher
0

Olá.

1- "Ele teria contato e poder sobre absolutamente tudo, assim como a luz solar"

"Um ente político que se iguala ao astro, o maior de todos na visão da época (Que era considerado um "astro-rei").

2- O Ato de Supremacia foi uma espécie de lei criada pelo rei da Inglaterra Henrique VIII, em 1534, pelo qual ele se tornou o chefe supremo da Igreja Anglicana. Dessa forma, ele substituiu o poder do papa católico no território britânico. A decisão também tornou o Anglicanismo, a religião oficial do reino inglês.

Espero ter te ajudado! Bons estudos.

Perguntas interessantes