O texto abaixo foi retirado do final do livro Os sertões, de Euclides Cunha:
Canudos não se rendeu
Fechemos este livro.
Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente 5 mil soldados.
Ademais, não desafiaria a incredulidade do futuro a narrativa de pormenores em que se amostrassem mulheres precipitando-se nas fogueiras dos próprios lares, abraçadas aos filhos pequeninos...
E de que modo comentaríamos, com a só fragilidade da palavra humana, o fato singular de não aparecerem mais, desde a manhã de 3, os prisioneiros válidos colhidos na véspera, e entre eles aquele Antônio Beatinho, que se nos entregara, confiante — e a quem devemos preciosos esclarecimentos sobre esta fase obscura da nossa História?
Caiu o arraial a 5. No dia 6 acabaram de o destruir desmanchando-lhe as casas, 5.200, cuidadosamente contadas.
a) Cite alguns trechos nos quais Euclides da Cunha demonstra respeito e admiração pelo sertanejos de Canudos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
''Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até ao esgotamento completo."
Respondido por
1
Euclides da Cunha (jornalista e escritor) escreveu Os sertões em 1902, apensar de ser adapto da corrente do "Determinismo racial", O Euclides da Cunha enalteceu a bravura do povo sertanejo. O livro é dividido em 3 partes: a terra, o homem e a luta. Seu livro foi um texto pré-modernista, suas características são o regionalismo e neologismo.
No texto ele exalta a resistência da população de canudos. "Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história", "expugnado palmo a palmo"
Além deste trecho temos a célebre passagem do livro: "O sertanejo é, antes de tudo, um forte"
Mais sobre o livro de Euclides da Cunha? https://brainly.com.br/tarefa/38037960
Anexos:
Perguntas interessantes