História, perguntado por fernandoiapuf2, 6 meses atrás

O texto abaixo é um trecho do discurso “Guerra contra a pobreza”, realizado por Martin Luther King Jr., em 1968. Nesse momento, a figura do pastor batista já não era tão consensual entre a militância dos EUA, e seu discurso foi alvo de ataques na imprensa.




Leia o trecho a seguir para responder à questão apresentada:




A recém instaurada lei dos direitos civis aproxima o Negro americano do limiar de se tornar um membro de primeira classe em nossa sociedade. Mas até que ele seja liberado da privação econômica, ele não poderá ser considerado completamente liberto. Os Negros ainda ocupam o último nível da escada econômica. Eles estão acorrentados aos últimos degraus por uma fechadura dupla: uma o aprisiona por princípios de cor de pele, enquanto a outra o prende a uma cultura de pobreza. [...]


A pobreza nos EUA tende a se concentrar entre grupos em desvantagem. Metade de todas as famílias negras nos Estados Unidos é considerada pobre pela definição de renda anual abaixo de 3.000 dólares. [...]. Em resumo, Negros na América passam mais tempo desempregados, tem menores ganhos quando estão empregados e tem menos educação [...].


Infelizmente, eu acho que a tendência é o aumento do desemprego do Negro. É irônico que no mesmo dia em que o presidente assinou a Lei dos Direitos Civis, 2 de Julho de 1964, o Departamento de Trabalho tenha informado o fato de que o desemprego de junho tinha ido de 5,1 para 5,3 por cento. Em termos humanos – pessoas, não porcentagens – isso representou um aumento de um milhão e cem mil pessoas, das quais um quarto são negras.


O negro hoje não está lutando por alguma noção abstrata, vaga de direito, mas pelo concreto e pronto melhoramento de sua vida. Em que ele lucrará por poder mandar seus filhos para uma escola integrada [sem segregação racial] se a renda da família é insuficiente para comprar-lhes roupas para irem à escola? O que ele ganhará por ser permitido mudar-se para um bairro integrado se ele não pode pagar porque ele está desempregado ou tem um emprego com baixo salário e sem futuro? De que vantagem é para o negro estabelecer que ele pode ser servido em restaurantes integrados ou se hospedar em hotéis integrados, se ele está preso ao tipo de servidão financeira que não o permitirá tirar férias ou até mesmo levar a sua esposa para jantar fora? Negros não devem apenas ter o direito de ir a qualquer estabelecimento aberto ao público, mas eles também devem ser absorvidos em nosso sistema econômico de tal maneira que eles possam custear o exercício desse direito. (LUTHER KING, 1968). Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2018. Tradução do autor.


A partir do texto apresentado e da história da luta pelos direitos civis, é correto afirmar que:


Escolha uma:

a.

Ao apontar para a ironia presente no fato de que, enquanto se assinava a Lei dos Direitos Civis, o Departamento de Trabalho informava o aumento do desemprego, Martin Luther King Jr. mostra que toda a luta anterior foi em vão.


b.

Podemos encontrar uma crítica de Martin Luther King Jr. ao capitalismo quando ele afirma que Negros “também devem ser absorvidos em nosso sistema econômico de tal maneira que eles possam custear o exercício desse direito”.


c.

No discurso apresentado, Martin Luther King Jr. aponta para impasses da sociedade posterior à conquista da Lei dos Direitos Civis, no ano de 1964, pois afirma que a desigualdade se mantém por meio de fatores econômicos.


d.

No trecho apresentado, Martin Luther King Jr. aponta a falta de educação de qualidade disponível para a população negra como um empecilho na luta pela igualdade, pois os afro-americanos ainda tinham em mente uma “noção abstrata, vaga de direito”.


e.

Ao afirmar “Infelizmente eu acho que a tendência é o aumento do desemprego do Negro”, Martin Luther King Jr. aponta para o fato de que empregadores se recusavam a contratar empregados negros apesar dos níveis de escolaridade similares entre afro-americanos e brancos naquele país.

Soluções para a tarefa

Respondido por youssufa31
3

Resposta:

d)No trecho apresentado, Martin Luther King Jr. aponta a falta de educação de qualidade disponível para a população negra como um empecilho na luta pela igualdade, pois os afro-americanos ainda tinham em mente uma “noção abstrata, vaga de direito”.

Se gostou poderia por como melhor resposta ?

Perguntas interessantes