História, perguntado por alvesciane, 1 ano atrás

“O texto abaixo é um fragmento retirado do artigo “As bases teóricas da história ambiental” disponível em sua sala disciplinar. Leia-o atentamente e depois responda ao que se pede:

O aparecimento da história ambiental consciente de si mesma está ligado a uma ausência da dimensão biofísica em boa parte da historiografia contemporânea. Ainda existe, de fato, uma presença muito forte do enfoque que já foi chamado de “flutuante”, no sentido de a humanidade flutuar acima do planeta, como se os seres humanos não fossem animais mamíferos e primatas, seres que respiram e que precisam cotidianamente se alimentar de elementos minerais e biológicos existentes na terra. Como se não fossem, em verdade, seres que, mais do que estabelecer “contatos” pontuais, vivem por meio do mundo natural, dependendo dos fluxos de matéria e energia que garantem a reprodução da atmosfera, da hidrosfera, da biosfera, e assim por diante. (PADUA, José Augusto. As bases teóricas da história ambiental. Revista de Estudos Avançados, v. 24, n. 68, São Paulo, 2010, p. 91.)



Considerando o que afirma o trecho acima, destaque a partir do material disponível em sua sala disciplinar, como as civilizações e povos pré-colombianos estudados, notadamente os maias, astecas e incas, relacionavam-se com o “mundo natural”.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
1
Olá!

Pode-se afirmar que as populações pré-colombianas são conhecidas por terem apresentado uma forte ligação com a natureza.


Nesse sentido, observa-se que cultuavam vários deuses, sendo portanto politeístas. Além disso, baseavam todas as suas crenças, valores e questionamentos, nas forças de natureza, apresentando um comportamento direcionado para uma ligação aprofundada com o naturalismo.

Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes