Português, perguntado por yckd08, 9 meses atrás

O texto abaixo é um exemplo de redação de nota máxima na prova do Enem de 2006. na proposta, foi solicitado aos participantes que escrevessem um texto dissertativo a respeito do seguinte tema: O poder de transformação da leitura. Leia-o para resolver a questão apresentada a seguir.

Ler para compreender

Vivemos na era em que para nos inserir no mundo profissional devemos portar boa formação e informação. Nada melhor para obtê-las do que sendo leitor assíduo, quem pratica a leitura está fazendo o mesmo com a consciência, o raciocínio e a visão crítica.

A leitura tem a capacidade de influenciar nosso modo de agir, pensar e falar. Com a sua prática frequente, tudo isso é expresso de forma clara e objetiva. Pessoas que não possuem esse hábito ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicação.

Isso tudo é comprovado por meio de pesquisas as quais revelam que, na maioria dos casos, pessoas com ativa participação no mundo das palavras possuem um bom acervo léxico e, por isso, entram mais fácil no mercado de trabalho ocupando cargos de diretoria.

Porém, conter um bom vocabulário não torna-se [sic] o único meio de “vencer na vida”. É preciso ler e compreender para poder opinar, criticar e modificar situações.

Diante de tudo isso, sabe-se que o mundo da leitura pode transformar, enriquecer culturalmente e socialmente o ser humano. Não podemos compreender e sermos [sic] compreendidos sem sabermos utilizar a comunicação de forma correta e, portanto, torna-se indispensável a intimidade com a leitura.

*A respeito dessa redação, só NÃO é correto o que se afirma na alternativa:

A leitura é pré-requisito para a formação de um cidadão consciente e crítico, uma vez que influencia seu modo de pensar e de agir.

A leitura desperta a consciência, melhora o raciocínio e ajuda a consolidar uma visão crítica da realidade.

A leitura é fundamental para o desenvolvimento da linguagem verbal oral, isto é, da habilidade de falar com desenvoltura e propriedade.

o hábito de leitura não tem relação com a aquisição de competência de escrita, já que ler é diferente de escrever.

As pessoas que leem mais têm mais informação e desenvoltura na comunicação, ingressando mais facilmente no mercado de trabalho.

Soluções para a tarefa

Respondido por choi81
1

o hábito de leitura não tem relação com a aquisição de competência de escrita, já que ler é diferente de escrever.

Perguntas interessantes