História, perguntado por leh16, 1 ano atrás

O texto abaixo é trecho de um discurso do monge José Maria, um dos lideres do contestado. Leia-o com atençao e a seguir responda ao que se pede:
" Voces se acodem comigo para conseguir cura de suas doenças,uma ideia,um conselho para os seus padecimentos.As autoridades não fazem nada e não querem que ninguem faça(...) eles tem cobiça por terras,por gente, por amigos e por compadres.Os mandões estão trazendo gente lá de fora e dão tudo aos estangeiros(...)os gaviões esão chegando e querem os pintinhos"
"Aprontem-se que vai chegar a guerra fria"
A- a quem jose maria se dirige?
B- o que significa'mandoes','g'avioes' e 'pintinhos' no texto?
C-a revolta do contestado pode ser considerada como um episodio da luta pela terra no Basil.Eplique

Soluções para a tarefa

Respondido por peres6inline
262
a) ao povo

b)  mandões e gaviões:as tropas a mando do governo estadual e federal
     pintinhos: população cabocla

c) Sim.A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de a agosto de 19, numa região rica em erva-mate e madeira entre Paraná e Santa Catarina.
Respondido por nataliafransantos
8

O monge José Maria se dirigia ao povo que habitava a região de Quadrado Santo, região onde aconteceu a Guerra do Contestado.  Os gaviões a quem José Maria se refere eram as pessoas que estavam no poder do Brasil naquela época que privilegiavam os estrangeiros na exploração de algumas regiões Brasil.

Os gaviões podem ser interpretados como o exército que foi convocado para enfrentar o movimento da região e os pintinhos eram os próprios moradores, já que naturalmente frente a um exército, suas chances de combate aparentavam ser menores.

A Revolta do Contestado pode ser interpretada como um episódio de luta pela terra, já que era um movimento que além de possuir um cunho religioso possuía também um cunho social, pois reunia pessoas pobres de todos os tipos, como aquelas que foram expropriadas da própria terra.

Ela ocorreu em uma região que fica os estados do Paraná e Santa Catariana, entre 1921 e 1916 e foi um movimento de disputas de terras entre o Governo Federal e os camponeses da área.

O governo havia permitido que uma empresa estrangeira explorasse madeira e erva mate da região, que era fonte dos trabalhadores locais. A empresa também realizou a construção de uma estrada de ferro na região que ligaria o Rio Grande do Sul a São Paulo, atraindo milhares de trabalhadores para a região.

Com o encerramento da obra, a empresa não se responsabilizou pela volta dos trabalhadores abandonando-os à própria sorte. Assim a região ficou com um número grande de desempregados que foram habitar uma comunidade onde viviam de maneira igualitária, liderados pelo monge José Maria, o que desagradou os poderosos e ao governo.

O exército foi enviado para a região para pôr fim ao movimento e a luta durou aproximadamente 4 anos.

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/17184188

Anexos:
Perguntas interessantes