O texto abaixo descreve o desenvolvimento científico que possibilitou a técnica da espectroscopia, que permite descobrir os elementos químicos que compõem estrelas como o Sol. [. ] Quando um gás é aquecido em altas temperaturas ou sofre descarga elétrica, percebe-se uma emissão de luz. Essa luz, em um espectroscópio, gera uma série de linhas distintas, as quais são chamadas de bandas de radiação, com frequências (ou comprimentos de onda) variadas. Por exemplo, podia-se colocar gás hidrogênio nessas condições e assim se obter um espectro específico para esse elemento, com bandas em comprimentos de onda específicos [. ]. Ou seja, cada elemento tinha o seu próprio espectro, sendo uma excelente técnica para identificação da composição química, uma vez que só era necessária a luz emitida. [. ] Isso serviu para resolver a questão das linhas escuras no espectro da luz solar, pois elas eram, na verdade, referentes aos elementos que compunham o Sol. Assim, bastou associar os espectros dos elementos conhecidos com o obtido para o Sol para saber a composição do mesmo. [. ] De forma simples, [. ] as linhas de cores do espectro de hidrogênio eram resultantes do movimento dos elétrons entre as camadas, ou seja, fruto da transição eletrônica entre as camadas. Afinal, ao retornar ao estado fundamental, o elétron emite radiação na forma de luz (cor). O modelo atômico capaz de explicar as linhas de cores apresentadas nesse texto foi proposto por Ernest Rutherford. Gustav Kirchhoff. Max Planck. Niels Bohr. Robert Bunsen
Soluções para a tarefa
Resposta:"Niels Bohr"
Explicação:
O modelo atômico capaz de explicar as linhas de cores foi proposto por Niels Bohr, alternativa D.
Niels Henrik David Bohr foi um físico dinamarquês cujos seus trabalhos em estruturas atômica e física quântica trouxeram grandes influências para a física moderna.
Modelo atômico de Bohr
Conhecido como o primeiro modelo atômico a utilizar conceitos da mecânica quântica, importante divisor de água para a física moderna, provocando um nova visão sobre estados estacionários, órbitas eletrônicas, pontos onde os elétrons absorvem ou emitem energia.
Teoria anteriores a Bohr, propunham que os elétrons em órbita perdiam energia, o que ele provou foi justamente o contrário. Em órbita, elétrons ganham e perdem energia mantendo o equilíbrio constante.
Para provar sua teoria, ele utilizou espectro de luz, que ao atravessar um ponto específico, formava feixes de luz, visíveis ao olho humano. Esse ponto composto por um gás, quando aquecido ou sob descarga elétrica, gera uma série de linhas distintas, as quais são chamadas de bandas de radiação. Essas bandas explicam os elétrons ganhando ou perdendo energia em seus pontos de equilíbrio.
Aprenda mais sobre sobre modelo de Bohr aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17195157
#SPJ1