História, perguntado por SkarlethOHygino, 10 meses atrás

 O texto abaixo analisa as relações entre o homem e a mulher no Brasil, no período da Colônia e do Império.Muitas mulheres foram enclausuradas, desprezadas, vigiadas, espancadas, perseguidas. Em contrapartida, várias reagiram às violências que sofriam. Parte da população feminina livre esteve sob o poder dos homens, outra parte rompeu uniões indesejáveis e tornou-se senhora do próprio destino. As práticas consideradas "mágicas" foram uma das maneiras pelas quais as mulheres enfrentaram as contrariedades do cotidiano. Chegaram até mesmo a causar temor entre os homens. Acreditava-se que as "feiticeiras" tinham o poder de "cura" ou o poder sobre o amor e a fertilidade masculina e feminina através de "poções mágicas". (Adaptado de: MOTA, Myriam Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 1997. p. 239.)A partir do texto, o que é possível concluir sobre a mulher na sociedade brasileira colonial e imperial?​


milanijulia3: OIE, pode me ajudar com a minha ultima pergunta? só entrar no meu perfil, quem ajudar eu agradeço ;)

Soluções para a tarefa

Respondido por rayssajorgee
57

Resposta:

O modelo de família patriarcal, apesar de dominante, era subvertido por vários procedimentos adotados pelas mulheres.

Explicação:

Parte da população feminina no Brasil Colonial conseguia desvencilhar-se da estrutura de relações do modelo patriarcal, assumindo uma postura diferente daquela recomendada e apreciada, prezando pela independência e pela insubordinação com relação à autoridade masculina.

Respondido por heloisagoncalves745
4

A mulher na sociedade brasileira colonial e imperial era um ser inferior ao homem, estando subjugada e servindo apenas às vontades dos homens que as cercavam, primeiro, em família, onde seu pai comandava sua vida e decisões até o momento em que a entregava a outro homem, seu marido, que cuidaria dela a partir dali, era então uma sociedade patriarcal, mas que dizia ser superprotetora das mulheres, em prol da honra e dignidade.

Como o texto expõe, algumas mulheres se revoltavam, mas estas eram vistas como loucas ou bruxas, e pode-se dizer que uma parte delas, quando não temidas, eram assassinadas, ou presas, indefinidamente.

Mais sobre o Brasil colonial e imperial: https://brainly.com.br/tarefa/23767893

Anexos:
Perguntas interessantes