O texto a seguir traz alguns dados sobre a Transposição do Rio São Francisco. A região Nordeste possui 28% da população brasileira e apenas 3% da disponibilidade de água. O rio São Francisco apresenta 70% de toda a oferta regional. As bacias do semiárido setentrional têm uma oferta hídrica per capita bem inferior à considerada ideal pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 1.500 m3/hab/ano. A disponibilidade no Nordeste Setentrional por habitante ao ano é de em média 450 m3/hab/ano. Diante dessa realidade, o Projeto São Francisco estabelece a interligação da bacia hidrográfica do rio São Francisco, que apresenta relativa abundância de água (1850 m³/segundo de vazão garantida pelo reservatório de Sobradinho), com bacias inseridas no Nordeste Setentrional, com água para consumo humano e animal. Com base no que estudamos cite um argumento favorável a transposição do Rio São Francisco e um argumento contrário
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Argumento favorável - a transposição de águas do Rio São Francisco contribuirá para abastecer populações da região Nordeste que não tem acesso regular à água. Isso favorecerá à melhoria da qualidade de vida dessa população, fixação das pessoas em suas cidades e incentivo à agricultura.
Argumento desfavorável - o impacto ambiental que a transposição das águas pode causar. Por mais que haja estudos sobre os possíveis impactos, trata-se de uma obra de grande porte, que além dos impactos previstos, podem causar inúmeros outros, principalmente quanto à vazão do Rio, até desaguar o Oceano Atlântico e como essa transposição afetará a fauna local.
Explicação:
Perguntas interessantes