O texto a seguir trata da presença dos escravos na região das Minas Gerais na América portuguesa. Leia-o para responder às questões.
A escravidão foi a forma dominante de organização do trabalho no surgimento da sociedade mineira. O fluxo de migrantes e a grande riqueza mineral da região fizeram com que Minas Gerais se transformasse no centro do poder econômico do país durante o século XVIII.
Nos anos em que a mineração foi economicamente rendosa, foram empregados nas minas cerca de 500 mil negros. Entre 1700 e 1850, época do apogeu da mineração, 160 grupos de negros africanos de três regiões foram trazidos, à força, para Minas Gerais: os sudaneses, os bantus e os moçambiques. Nessa época, a população negra no estado nunca foi inferior a 30% da população total.
Devido ao excesso de trabalho e pelos castigos, muitos escravos se rebelavam, fugiam, se escondendo no mato e, quando o número de fugitivos era suficiente, formavam os quilombos. Em Minas Gerais, a formação dessas comunidades foi intensa: entre 1710 a 1798 chegavam a 120.
[...] os quilombos mineiros não se estabeleceram apenas em lugares ermos, distantes dos centros urbanos. Nas proximidades das vilas e cidades formaram-se numerosos pequenos quilombos. Essa proximidade facilitava a fuga de outros escravos.
Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2017.
a. Qual foi a importância do escravo para o enriquecimento econômico da região das minas?
b.O texto chama a atenção para uma forma de resistência dos escravos no período. Qual forma de resistência é essa?
c.O texto associa essa forma de resistência ao excesso de trabalho e aos castigos sofridos pelos escravos. Explique quais eram as condições de trabalho nas minas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
a) O povo branco da época não fazia trabalho pesado, sendo a assim, a grande leva de negros que foi traga a MG. Fazia o trabalho deixando MG cada vez mais forte pela grande quantia de trabalho
b) Os quilombos, uma grande forma de "proteção" para escravos fugitivos ou frequentemente castigados. Com o tempo os quilombos foram crescendo e se tornando resistências cada vez maiores, pela sua distancia do centro urbano facilitado a fuga dos demais
c) o trabalho era extremamente rígido, os fazendo trabalhar das e noites sem parar, se faziam algo de errado eram imediatamente punidos os fazendo se rebelarem e fugirem.
Explicação:
Usuário anônimo:
Muito obrigada, me ajudou demaaaaaais!
Perguntas interessantes