O texto a seguir refere-se aos aborígenes australianos. Leia-o com atenção e, depois, faça o que se pede.
Os aborígenes
Na Austrália, existem cerca de 500 povos Aborígenes diferentes. Cada um tem a sua língua e o seu território, que normalmente é composto por clãs distintos.
[...]
Provas sugerem que estas comunidades geriam muito cuidadosamente o seu ecossistema de modo a garantir um abastecimento regular de comida, por exemplo, plantando inhames silvestres em jardins que eles próprios irrigavam ou construindo diques artificiais para alargar o habitat das enguias.
[...]
Desde o início da invasão britânica, os Aborígenes têm visto as suas terras serem roubadas ou destruídas. Até 1992, quando finalmente foi revogado, o princípio legal sobre a terra Aborígene, vigente nas leis britânica e posteriormente australiana, era aquele de ‘terra nullius’, o qual entendia que a terra tinha estado vazia antes da chegada dos britânicos, que não pertencia a ninguém e que portanto poderia ser tomada legalmente.
[...]
As invasões iniciais também ocasionaram grandes epidemias que vitimaram milhares, outros ainda foram massacrados. Apenas nos primeiros cem anos, após a primeira invasão das suas terras, o seu número foi reduzido de uma população estimada em um milhão a pouco mais de 60.000 indivíduos.
[...]
As suas pobres condições de vida, de um modo geral, ocasionam altos índices de mortalidade infantil, elevada taxa de suicídios e uma esperança de vida mais baixa que o restante da população.
De acordo com o texto, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
Assim como em outras áreas do globo em que ocorreram ocupações, os habitantes nativos da Oceania, particularmente os da Austrália, sofreram grande impacto cultural com a chegada dos europeus, na segunda metade do século XVIII.
Os povos nativos venderam suas terras para os colonizadores europeus e rumaram para as cidades em busca de melhores condições de vida.
O princípio da terra nullius foi revogado com a aprovação da Lei do Título Nativo, que assegurou às comunidades aborígenes suas terras ancestrais, permitindo-lhes reivindicar legalmente seu direito sobre esses territórios.
O reconhecimento dos direitos dos aborígenes melhorou a qualidade de vida desses povos que, atualmente, estão integrados à sociedade australiana, desfrutando dos mesmos direitos e condições sociais.
Em virtude do confronto por território, da superioridade bélica do colonizador e da incidência de doenças, a população aborígene sofreu extrema redução numérica, principalmente no século XIX e início do século XX.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
A) V
B) F
C) V
D) F
E) V
Explicação:
B) Falsa, pois os povos nativos nunca venderam as suas terras, eles foram expulsos e obrigados a irem para as cidades.
D) Falsa, pois atualmente os aborígenes enfrentam diversas dificuldades como o desemprego e a discriminação.
Perguntas interessantes