Pedagogia, perguntado por mariluza, 1 ano atrás

O texto a seguir refere-se a uma fase da história da educação brasileira:
Até a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases - Lei 4.024/61, ministravam-se aulas de Ciências Naturais apenas nas duas últimas séries do antigo curso ginasial. Essa lei estendeu a obrigatoriedade do ensino da disciplina a todas as séries ginasiais. Apenas a partir de 1971, com a Lei 5.692, o estudo das Ciências Naturais passou a ter caráter obrigatório nas oito séries do primeiro grau.
Quando foi promulgada a Lei 4.024/61, o cenário escolar era dominado pelo ensino tradicional, ainda que esforços de renovação estivessem em processo. Aos professores cabia a transmissão de conhecimentos acumulados pela humanidade, por meio de aulas expositivas, e aos alunos, a absorção das informações.
O conhecimento científico era tomado como neutro e não se punha em questão a verdade científica. A qualidade do curso era definida pela quantidade de conteúdos trabalhados. O principal recurso de estudo e avaliação era o questionário, em que os alunos deveriam responder detendo-se nas idéias apresentadas em aula ou no livro-texto escolhido pelo professor.
Assinale a alternativa que melhor resume as ideias contidas no trecho lido:


Escolha uma:
a. A evolução do pensamento pedagógico, em diferentes momentos históricos, determina distintas abordagens de ensino e de aprendizagem, contextualizadas à sua época.
b. O ensino tradicional permaneceu como uma abordagem educacional consolidada, mesmo após a criação da Lei 4.024/61.
c. As Leis 5.692 e 4.024 são antagônicas entre si, uma vez que assinalavam, entre outras coisas, a continuidade do ensino tradicional e a obrigatoriedade do ensino de Ciências em todo o Ensino Fundamental.
d. Como em outros períodos históricos, as tendências educacionais do momento englobavam um conjunto de ideias e conceitos, nem sempre aceitos pelas fases posteriores.

Soluções para a tarefa

Respondido por nessaindia
16
b. O ensino fundamental....
Perguntas interessantes