O texto a seguir foi retirado do artigo de BUSS, P.M.; PELLEGRINI FILHO, A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77-93, 2007.
“O principal desafio dos estudos sobre as relações entre determinantes sociais e saúde consiste em estabelecer uma hierarquia de determinações entre os fatores mais gerais de natureza social, econômica, política e as mediações através das quais esses fatores incidem sobre a situação de saúde de grupos e pessoas, já que a relação de determinação não é uma simples relação direta de causa-efeito. É através do conhecimento deste complexo de mediações que se pode entender, por exemplo, por que não há uma correlação constante entre os macroindicadores de riqueza de uma sociedade, como o PIB, com os indicadores de saúde.”
Avalie as afirmações e assinale a alternativa CORRETA.
I. Os fatores individuais não são tão importantes como os fatores dos grupos para identificar quais são os indivíduos mais submetidos aos fatores de risco e não estão conectados às diferenças de acesso ao sistema de saúde nos diferentes países e a fatores como equidade da distribuição de renda.
II. Um dos aspectos a serem avaliados é a relação da saúde das populações, as desigualdades nas condições de vida e a rede de relacionamento entre os indivíduos, isto é, as relações de solidariedade e confiança entre as pessoas e os grupos.
III. As relações de solidariedade e confiança e a coesão social parecem ser um importante fator para a promoção e proteção da saúde individual e coletiva.
a.
Apenas a afirmação III está correta.
b.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
c.
Apenas a afirmação II está correta.
d.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
e.
Apenas a afirmação I está correta.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é letra D.
Olá! Vamos julgar os itens a seguir:
I. Os fatores individuais não são tão importantes como os fatores dos grupos para identificar quais são os indivíduos mais submetidos aos fatores de risco e não estão conectados às diferenças de acesso ao sistema de saúde nos diferentes países e a fatores como equidade da distribuição de renda. - Incorreta, fatores individuais são muito importantes nessa avaliação, assim como estão diretamente relacionados às diferenças ao acesso ao sistema de saúde.
II. Um dos aspectos a serem avaliados é a relação da saúde das populações, as desigualdades nas condições de vida e a rede de relacionamento entre os indivíduos, isto é, as relações de solidariedade e confiança entre as pessoas e os grupos. - Correta, todos os fatores citados são aspectos que devem ser levados em conta nesse contexto.
III. As relações de solidariedade e confiança e a coesão social parecem ser um importante fator para a promoção e proteção da saúde individual e coletiva. - Correta, são fatores que estabelecem uma base mais sólida e fortificada, aumentando as chances de promoção e acesso a saúde.
Resposta:
d. Apenas as afirmações II e III estão corretas
Explicação:
A II e III são as afirmativas corretas!