Saúde, perguntado por jemanuelylopes1, 11 meses atrás

O texto a seguir foi retirado do artigo “Biossegurança no Laboratório de Química: um Estudo de Caso” (R.M.G. Silva, S.T.F. Furtado, C.V. Silva. Biológico, São Paulo, v.69, n.1, p.23-30, jan./jun., 2007).“Pesquisas evidenciam que os conhecimentos técnicos sobre o conceito e normas de biossegurança não são suficientes para o profissional ter segurança nos processos, bem como para executar melhores práticas e saber atuar em emergências. Desse modo, dispor as normas no ambiente de trabalho, realizar treinamentos não influenciam na redução de acidentes de trabalhos, exemplo disso, são os estudos epidemiológicos realizados nos hospitais públicos brasileiros que apontaram o alto índice de acidentes ocorridos com trabalhadores que foram capacitados para atuar nesses lugares. Sendo assim, parece difícil tratar aspectos ligados a biossegurança com treinamentos e introjeção de normas, o que indicia a complexidade do objeto de estudo e a exigência de um trabalho marcado pela construção de sentidos e significados respeitando os potenciais e dificuldades de cada um dos indivíduos envolvidos traçando desse modo caminhos para mudanças tanto no ambiente de trabalho como no próprio indivíduo. Nessa perspectiva, identificar nos laboratórios de ensino possíveis zonas de intervenção que necessitam do desenvolvimento de estratégias e de projetos que minimizem os riscos de acidentes, pode orientar ações educativas constituindo uma cultura institucional intrínseca às finalidades de desenvolvimento pessoal e social.” Avalie as afirmações e assinale a alternativa correta: I- Em situações de emergência, qualquer ação é válida, independente do treinamento. II- Os estudos epidemiológicos apontam para a dificuldade do trabalhador em esquecer conhecimentos prévios e aprender coisas novas. III- Os laboratórios de ensino servem para quebrar paradigmas de uma maneira segura para o trabalhador.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
1

As afirmativas II e III estão corretas.

Em casos de emergência é importante saber agir, caso sejam tomadas decisões sem ter conhecimento sobre o que está sendo feito, os danos podem ser até mesmo agravados.

Por exemplo, em um acidente onde o acidentado sofre danos na medula espinhal, qualquer movimento mal-executado pode acarretar em sequelas para o resto da vida do paciente.

É importante que os trabalhadores sejam bem instruídos, e os laboratórios de ensino são uteis nesse ponto.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes