O texto a seguir foi escrito pelo bispo Adalberto, por volta do século XI.
"A ordem eclesiástica foram um só corpo, mas a divisão da sociedade compreende três ordens. A lei humana distingue duas condições. O nobre e o não-livre não são governados por uma lei idêntica. Os nobres são os guerreiros os protetores da igreja. Defendem a todos os homens do povo, grandes ou modestos, e também a si mesmos. A outra classe é a dos não-livres. Esta desgraçada raça nada possui sem sofrimento. Provisões, vestimentas são providas para todos pelos não-livres, pois nenhum homem livre é capaz de viver sem eles. Portanto, a cidade de Deus, que se crê única, está dividida em três ordens: alguns rezam, outros combatem e outros trabalham"
A partir do texto é possível afirmar:
I. O bispo descreve a igualdade presente na sociedade medieval compreendida como um corpo único, a cidade ideal que refletia a ordem divina.
II. A liberdade era um importante elemento na definição da condição social do homem medieval, pois, somente um homem livre poderia assumir o compromisso, exigido ao cavaleiro, de fidelidade e proteção aos mais fracos.
III. Ao mencionar os que “rezam, os que combatem e os que trabalham” o bispo se referia às três ordens ou classes em que a sociedade feudal se dividia: clero, cavaleiros ou nobreza e camponeses, respectivamente.
Escolha uma:
a. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
b. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
Resposta correta ll e lll. Espero ter ajudado. Boa tarde!!
Perguntas interessantes