O texto a seguir faz alusão a questões éticas que devem ser levadas em conta tanto 1) na produção do conhecimento quanto 2) na socialização do conhecimento. Veja:
Os Comitês de Ética em Pesquisa - CEP: órgão multidisciplinar formado por profissionais de várias áreas: médicos, enfermeiros, advogados, filósofos, estatísticos, teólogos, membros da comunidade etc. Toda pesquisa que envolve, direta ou indiretamente, seres humanos deve ser submetida à aprovação de um Comitê de Ética. Outra questão ética importante na produção do conhecimento diz respeito ao direito autoral. A transcrição de trechos ou até mesmo a apresentação de paráfrases, sem a menção da referência, pode caracterizar plágio. Além das questões éticas relacionadas à produção do conhecimento, é importante pontuar questões relacionadas à ética na socialização do conhecimento. Em primeiro lugar, cabe ressaltar que se o conhecimento produzido no âmbito da ciência não for comunicável, não poderá receber o status de conhecimento científico. Há diversas formas de divulgação e socialização do conhecimento: Congressos, Simpósios, Jornadas, Seminários, Mesa-Redonda, Painéis, Colóquios e Encontros. Esses eventos reúnem pessoas que, durante algum tempo, apresentam temas e discutem resultados de pesquisas de relevância acadêmica e social. Além dos eventos, outra forma de divulgação de socialização do conhecimento consiste na publicação de artigos em periódicos científicos. Assim, como nos eventos científicos, as revistas científicas possibilitam a circulação de forma dinâmica dos resultados de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento. Outra questão importante para ser discutida no âmbito da socialização do conhecimento é a chamada devolutiva da pesquisa. Embora seja um direito dos participantes, é muito raro observar estratégias de devolução dos resultados de pesquisas. As ações de devolução de resultados de pesquisas podem ocorrer de inúmeras formas e já podem ser planejadas quando o pesquisador estabelece o primeiro contato com os sujeitos participantes do estudo. Entre as formas de devolução, o pesquisador pode enviar uma cópia física ou eletrônica do trabalho ou artigo, ministrar uma palestra, desenvolver uma intervenção educativa na comunidade etc. Quando se assume a condição de pesquisador no momento do planejamento, da execução e da divulgação dos resultados de uma pesquisa, é importante refletir sobre as questões contempladas neste texto. (MOTTA et al., 2014).
Analise as afirmativas abaixo:
I) na produção de conhecimento deve-se evitar o plágio, respeitando o direito autoral de trechos copiados ou interpretados.
II) na produção de conhecimento, o projeto de pesquisa deve passar pelo Comitê de Ética, e trechos copiados ou interpretados no projeto devem respeitar os direitos autorais;
III) na produção de conhecimento deve-se consultar o Comitê de ética da instituição para aprovação ou reprovação do projeto de investigação, que envolve seres humanos;
IV) na socialização do conhecimento, toda pesquisa que envolve, direta ou indiretamente, seres humanos deve ser submetida à aprovação de um Comitê de Ética.
V) na socialização de conhecimento, deve-se comunicar o resultado da pesquisa à sociedade e dar a devolutiva para os participantes da pesquisa.
As afirmativas que contemplam plenamente (segundo o texto) as questões éticas relativas à produção do conhecimento e as questões éticas relativas à socialização do conhecimento são, respectivamente:
as alternativas III e IV.
as alternativas II e V.
alternativas III e V.
as alternativas II e III.
as alternativas I e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
2 e 3
Explicação:
Pois a resposta batem com o texto
Perguntas interessantes