O texto a seguir é uma notícia publicada no jornal Folha de S.Paulo no dia 22 de outubro de 2018. Leia-a com atenção para responder às questões 1 a 6. Projeto leva feira de ciências para presídio O dia 8 de outubro foi incomum para 40 presos que cumprem pena na penitenciária José Parada Neto, localizada em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Naquele dia os detentos tiveram pouco mais de duas horas para aproveitar as diversas atividades oferecidas, interativas em sua maioria. O projeto Banca da Ciência, algo parecido com uma feira de ciências itinerante, estava pela primeira vez em uma prisão. André Luiz Alves, novo diretor da unidade prisional, estava empolgado com a atividade inédita, ainda em andamento quando ele disse que o saldo era muito positivo. [...] Em parceria com uma ONG que montava bibliotecas com estruturas de banca de jornal, nasceu a primeira Banca da Ciência, na USP Leste. Depois, foi montada uma segunda banca, no campus da Unifesp em Gua
Soluções para a tarefa
1) A) O fato noticiado pelo jornal foi que pela primeira vez ocorreu uma feira de ciências do projeto Banca da Ciência em um presídio.
B) O fato se torna relevante por ser um acontecimento inédito.
2) Ao definir que as atividades foram interativas, pode-se concluir que os presos puderam participar das atividades e não apenas observá-las.
3) A) O saldo pode ser classificado como positivo por o evento ter sido muito bem aproveitado pelos presos.
B) Ao determinar que o saldo estava sendo positivo, indica o grande aproveitamento por parte das pessoas, em que foi possível observar mesmo antes do evento ter sido finalizado.
4) Ao determinar este título, o autor leva o leitor a pensar que um projeto cometeu alguma transgressão para ser levado para o presídio.
5) A alternativa C está correta. A data foi necessária pois a ocorrência da feira tornou-a especialmente importante para os 40 presidiários que dela participaram.
6) As frases que fazem a utilização do termo "que" de forma a fazer referência ao termo que o antecede é :
“O dia 8 de outubro foi incomum para 40 presos que cumprem pena na penitenciária José Parada Neto” e “Em parceria com uma ONG que montava bibliotecas com estruturas de banca de jornal, nasceu a primeira Banca da Ciência”.