O texto, a seguir, é um trecho de uma entrevista com o historiador Francisco Doratioto sobre o resultado de sua pesquisa sobre a Guerra do Paraguai, ocorrida entre 1864 e 1870. Leia-o e, em seguida, marque a afirmativa CORRETA.
"Leva alguns anos até os resultados de uma pesquisa original chegarem aos livros didáticos dos ensinos Fundamental e Médio [...] Além disso, dizer que o imperialismo não foi responsável pelo conflito ou que foi Solano López que iniciou o conflito, retirando-lhe o papel de vítima, faz com que se tenha de repensar outras explicações para o processo histórico de nosso país e da América Latina. Se você passou 20 anos acreditando em uma coisa, é difícil mudar de opinião [...]"
a) Para os historiadores atuais, a Inglaterra foi o único país responsável pela guerra, que vía no Paraguai um exemplo perigoso de desenvolvimento econômico independente na América do Sul e que poderia ameaçar o controle inglês no continente.
b) Os países envolvidos diretamente na Guerra do Paraguai foram Brasil, Paraguai e Argentina, o que explica o fato de essa guerra ser chamada de "Guerra da Tríplice Aliança".
c) Apesar de ter perdido a guerra, o Paraguai continuou o seu processo de crescimento econômico independente e atingiu alto grau de desenvolvimento e justiça social.
d) A Guerra do Paraguai foi considerada como um dos principais fatores de consolidação do Exército brasileiro, pois, antes dessa guerra, o exército era pouco institucionalizado, organizado e com pouca influência política no Império.
e) O fato de o Exército brasileiro ter contado com um imenso contingente de negros em suas tropas é uma forte evidência de que não havia racismo no Brasil, no século XIX.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
Letra A
Explicação:
nataliadeandrade0817:
Gente é a letra D
Respondido por
2
Resposta:
letra D)
espero ajudar!
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás