O texto a seguir é um Manifesto escrito por Frei Caneca; Leia com atenção e responda o que se pede.
A confederação do Equador
A massa da província[...] detesta todo governo arbitrário, iliberal, (...) e tirânico tenha o nome que tiver[...]. A massada Província só se há de pacificar [...]quando vir a imprensa livre; [...] o imperador sem o comando da força armada; e outras instituições [...] que sustentem a liberdade do cidadão e sua propriedade, e promovam a felicidade da pátria; fora disto, a massa da província [...] gritará - Do Rio nada, nada; não queremos nada.
a) Identifique e transcreva o trecho em que o autor critica os governos autoritários.
b) O que o jornalista Frei Caneca defende nesse manifesto?
c) O que Frei Caneca quis dizer com '' fora disto, a massa da província gritará - Do Rio nada, nada; não queremos nada''?
Soluções para a tarefa
b) que sustentem a liberdade do cidadão e sua propriedade, e promovam a felicidade da pátria; fora disto, a massa da província [...] gritará - Do Rio nada, nada; não queremos nada.
c) quer dizer que o imperador não terá o apoio dos populares ,em seu governo tirano.
Sobre o manifesto escrito por Frei Caneca, temos que:
a) " A massada Província só se há de pacificar [...]quando vir a imprensa livre; [...] o imperador sem o comando da força armada; e outras instituições [...] que sustentem a liberdade do cidadão e sua propriedade, e promovam a felicidade da pátria; "
b) No referido manifesto Frei Caneca sustenta a defesa da liberdade do cidadão e sua propriedade, e promovam a felicidade da pátria; fora disto, a massa da província [...] gritará - Do Rio nada, nada; não queremos nada.
c) Frei Caneca quis dizer que o imperador não obterá o apoio dos populares em seu governo tirano, em uma clara oposição a tirania que muitos políticos de sua época praticavam.
você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/18762291
espero ter ajudado!