História, perguntado por SOAM53039, 11 meses atrás

O texto a seguir é trecho de um discurso de Patrícia Lumumba dirigido ao monarca e aos ministros da Bélgica. Leia-o com atenção.

[...] Quanto é esta a independência do Congo, [...] nenhum congolês digno desse nome deverá nunca esquecer que foi lutando que a conseguimos, uma luta dia a dia, uma luta apaixonada por ideias, uma luta em que não poupamos privações nem sofrimentos, e pela qual demos a nossa força e o nosso sangue [...].
Nós sentimo-nos orgulhosos desta luta, das lágrimas, do fogo, do sangue, até oo fundo do nosso ser, porque foi uma luta nobre e justa, indispensável para colocar um fim na escravidão humilhante que nos foi imposta pela força. [...]


1- O que o líder congolês buscou destacar nesse discurso dirigido às autoridades belgas?

2- De que forma Patrice Lumumba caracterizou a dominação belga?

3- Qual foi o desfecho do confronto entre Lumumba e seus apoiadores, de um lado, e os colunistas belgas, de outro.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
216

1 - O líder congolês buscou destacar os enormes sofrimentos que os colonizadores belgas (especialmente cruéis, responsáveis por mais de quinze milhões de mortes e tantas outras mutilações no Congo) impuseram ao povo congolês.

2 - A caracterizou como algo cruel e terrível, responsável por sofrimentos incalculáveis e que não deve jamais ser esquecida pelos congoleses.

3 - Como o próprio texto deixa subentendido, o desfecho foi a vitória dos congoleses, que conseguiram a sua independência, e a expulsão dos belgas do território, sem, contudo, que pagassem uma indenização razoável.

Perguntas interessantes