Português, perguntado por biancabarros9798, 11 meses atrás

O texto a seguir apresenta infrações às normas de concordância verbal da língua escrita culta. Explique o porquê dessas infrações e redija novamente o texto, de acordo com a norma culta. (0,5) [...] Figueiredo assumiu o governo em um contexto de aceleração da inflação, baixos salários e pouca distribuição de renda. Começou a surgir diversas greves, contrariando o que determinava os militares. As de maior destaque foram do sindicato de metalúrgicos de São Bernardo, no ABC paulista, sob a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva, que chegaram a reunir 160 mil metalúrgicos da indústria automobilística e contavam com o apoio de setores da igreja’ [...]. Eleições 2002. Folha online.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
1

"Figueiredo assumiu o governo em um contexto de aceleração da inflação, baixos salários e pouca distribuição de renda. [Começou] a surgir diversas greves, contrariando o que [determinava] os militares. As de maior destaque foram as do sindicato de metalúrgicos de São Bernardo, no ABC paulista, sob a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva, que chegaram a reunir 160 mil metalúrgicos da indústria automobilística e contavam com o apoio de setores da igreja’ [...]."


No período "começou a surgir diversas greves", o sujeito é diversas greves.Logo, o verbo deveria estar no plural para concordar com o sujeito.

>> "Começaram diversas greves"


No período "contrariando o que determinava os militares", o sujeito é os militares. Logo, o verbo deveria estar no plural para concordar com o sujeito.

>> "contrariando o que determinavam os militares".


ATENÇÃO!

Há possibilidade de o pronome "que" no último período do texto se referir às greves ou ao presidente Lula.

Se se referir às greves, a concordância verbal está correta, pois o verbo está no plural concordando, assim, como seu sujeito.

Mas se se referir ao presidente Lula, o verbo deveria estar no singular para concordar com o sujeito.

Então, a frase ficaria "que chegou a reunir 160 mil metalúrgicos da indústria automobilística e contava com o apoio de setores da igreja"

Perguntas interessantes