O tetracloreto de carbono já foi usado como agente pesticida, porém foi proibido por ser tóxico para o fígado. Ele também é utilizado como gás refrigerante em equipamentos industriais. Escreva as fórmulas eletrônica e estrutural do tetracloreto de carbono, que é formado por carbono (grupo 14) e cloro (grupo 17), e cuja fórmula molecular é CCl4. Em seguida indique o tipo de ligação presente nesse composto.
Soluções para a tarefa
A formação da molécula do CCl₄ ocorre através do compartilhamento de elétrons entre os átomos de carbono (C) e de cloro (Cl). O carbono é um elemento da família 14 e possui 4 elétrons na camada de valência, sendo assim, é necessário que faça quatro ligações para ficar estável. Já o cloro possui 7 elétrons na camada de valência e ficará estável ao fazer uma ligação.
- Escreva as fórmulas eletrônica e estrutural do tetracloreto de carbono, que é formado por carbono (grupo 14) e cloro (grupo 17), e cuja fórmula molecular é CCl₄.
Para a fórmula eletrônica:
O carbono é quem faz o maior número de ligações então deve ser o átomo central. Como ele tem 4 elétrons na última camada, devemos posicionar esses quatro elétrons ao redor do seu símbolo (C). O cloro possui sete elétrons, então posicionamos estes elétrons. Será um átomo de carbono para quatro átomos de cloro.
Para a fórmula estrutural:
Em cada par de elétrons compartilhado posicionamos um traço (ligação simples).
Veja anexo.
- Em seguida indique o tipo de ligação presente nesse composto.
Neste composto os átomos se ligam através do compartilhamento de elétrons: ligação covalente apolar.