O teto do quarto de João Paulo tinha um furo que só incomodava quando chovia. Quando isso acontecia, gotas caiam de 0,2 s em 0,2 s. Quando uma gota atingia o chão, outra gota estava sempre a 1,0 m de altura.
Qual a altura do quarto de João Paulo? Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s² e despreze a força de resistência do ar.
a) 1,8 m
b) 2,0 m
c) 2,2 m
d) 2,4 m
COM A CONTA, POR FAVOR
Soluções para a tarefa
Neste exercício, é importante que façamos o desenho da situação para podermos organizar a informações que nos foram dadas, sendo assim considere a figura, anexada à resolução, que mostra 3 gotas cada uma em um instante diferente da trajetória teto-chão.
Na figura temos também a convenção utilizada para os sinais, isto é, a altura utiliza o chão como referencial, enquanto que a velocidade das gotas e a aceleração da gravidade aumentam no sentido teto-chão.
Dito isso, podemos notar que as gotas seguirão um movimento uniformemente variado (MUV) sendo a aceleração dada pela gravidade ou, em outras palavras, as gotas descrevem uma queda livre.
Utilizando a função horária da posição no MUV, vamos começar calculando a velocidade da gota quando está 1 metro acima do chão, 0,2 segundos antes de atingi-lo.
Substituindo os valores na função:
Vamos lembra, no entanto, que este movimento se iniciou no teto, ou seja, a velocidade calculada acima é a velocidade da gota em um ponto intermediário do seu movimento (teto-chão).
Sabemos que esta gota parte/cai com velocidade inicial nula (0 m/s), que ela é acelerada pela gravidade e que, em um ponto 1 m acima do chão, está com velocidade de -4 m/s. Utilizando a equação de Torricelli, poderemos calcular a distancia percorrida pela gota do teto até estar 1 metro acima do chão.
Calculando: