O termo verme é aplicado indistintamente para designar invertebrados alongados e de corpo mole, principalmente do grupo dos anelídeos, no entanto, há outros grupos de vermes na natureza. Explicite as principais diferenças entre os grupos dos chamados "vermes", dando exemplos de cada um deles.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Esquistossomo: (Schistosoma mansoni)
Atinge cerca de 3% da população. Seu contágio depende totalmente da água: esse invertebrado se hospeda antes num caramujo, muito comum em rios e lagos, locais utilizados pelo homem para tomar banho e se refrescar. Podem causar uma séria reação inflamatória no fígado e no baço.
Lombriga: (Ascaris lumbricoides)
Adentra o organismo na forma de microscópicos ovos, junto com alimentos ou água contaminados. Quando ainda é uma larva, viaja pelo corpo até chegar ao intestino delgado, onde cresce, se reproduz (bota 200 mil ovos diários) e libera os filhotes junto com as fezes.
Ancilóstomo (Ancylostoma duodenale e Necator americanus)
Ancilóstomo: (Ancylostoma duodenale e Necator americanus)
Pés descalços são as portas de entrada do bicho. Ele crava seus dentes no intestino e se alimenta do sangue do hospedeiro (100 deles consomem 20ml de sangue por dia = duas colheres de sobremesa), o que gera uma grave anemia. O nome da doença, amarelão, vem justamente do aspecto que a falta de nutrientes traz ao indivíduo.
Filária: (Wuchereria bancrofti)
Transmitidos pela picada de um mosquito, esses vermes causam inchaço e rigidez da pele e prejudicam a circulação, sobretudo do abdômen, dos pés e das pernas. Se não tratado, evolui para a elefantíase, quando os vasos linfáticos ficam entupidos e, principalmente, os membros inferiores atingem proporções paquidérmicas.
Solitária (Taenia solium/carne suína e Taenia saginata/carne bovina)
Solitária: (Taenia solium/carne suína e Taenia saginata/carne bovina)
Como é hermafrodita, a tênia se autofecunda e solta os ovos pelas fezes. Quando a infecção acontece pelo cisticerco, a forma larval do parasita, o quadro é mais grave: o animal viaja pelo corpo e pode estacionar em qualquer lugar, como o sistema nervoso. A Taenia saginata pode atingir até 15 metros de comprimento, a mesma extensão de um prédio de cinco andares.
Bicho geográfico: (Ancylostoma braziliense e A. caninum)
São vermes que atingem cães e gatos. Porém, como eles não são capazes de discernir sua casa ideal, vão parar no organismo humano, onde não conseguem se aprofundar e vagam erraticamente pelas camadas mais superficiais da pele, fazendo linhas parecidas com mapas.
da como melhor resposta aí amigo, pra me ajudar, Pfvr;-;