O termo "raça" corresponde ao um conceito ideológico muito utilizado entre os séculos XIX e XX para diferenciar as populações por meio de critérios fenotípicos. Tal conceito caiu em desuso na medicina, por se demonstrar equivocado, mas continua presente no imaginário social. Sendo assim, a luta contra o racismo acontece colocando o termo em debate e demonstrando o quanto que ele carrega em si uma visão elitista e preconceituosa. Como nunca houve, no Brasil, políticas que impedissem a reprodução da pobreza da população de cor negra gerada pela escravidão, atualmente tem-se lutado pela implantação das políticas afirmativas. (Uel 2012) Com base no texto e nos conhecimentos antropológicos e sociológicos sobre a questão de gênero, considere as afirmativas a seguir. I. As hierarquias de gênero têm por base material a divisão sexual do trabalho determinada pelas diferenças percebidas culturalmente. II. As diferentes sociedades históricas organizam a divisão sexual do trabalho de acordo com um modelo igualitário uniforme entre homens e mulheres. III. Os países definidos como menos desenvolvidos, por se encontrarem excluídos do processo de globalização, preservam a divisão sexual do trabalho. IV. A existência de atribuições que norteiam "à risca" o comportamento de homens e mulheres em um determinado coletivo pode ser tomada como uma instituição social. Assinale a alternativa correta. (Resposta obrigatória) A - Somente as afirmativas I e IV são corretas. B - Somente as afirmativas II e III são corretas. C - Somente as afirmativas III e IV são corretas. D - Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta que versa sobre o tema da desigualdade, sobretudo das desigualdades raciais e de gênero é: "A - Somente as afirmativas I e IV são corretas".
Para isso, é preciso compreender o tema da estratificação social e seus efeitos nas relações de raça e gênero.
Desigualdade, raça e gênero
A estratificação social dialoga sobre como as sociedades classificam, de maneira desigual, os grupos pertencentes a uma sociedade. No capitalismo, a divisão econômica será entre classes, mas que apresenta consequência para outras identidades, como gênero e raça.
Nisso, a cultura interfere na relação da divisão sexual do trabalho, que foi desigual em boa parte das sociedades humanas. Além disso, mesmo as nações desenvolvidas apresentam desigualdades de gênero e raça, que estruturam as interações sociais, portanto sendo instituições sociais.
Para mais sobre a desigualdade de gênero, leia: https://brainly.com.br/tarefa/13388424
#SPJ1