O termo Psicologia Organizacional e do Trabalho, empregado desde a década de 90, tem por objetivo contemplar a atual diversidade da área, de modo a propor a existência de dois grandes eixos de fenômenos que envolvem aspectos psicossociais: as organizações, enquanto ferramenta social formadora de coletivos humanos e o trabalho, enquanto atividade básica do ser humano reprodutora de sua própria existência e da sociedade O trabalho, objeto de estudo da Psicologia Organizacional, gerou grandes benefícios à sociedade. Não obstante, as transformações mais significativas ocorreram:
Soluções para a tarefa
A partir da Revolução Industrial, no século XIX, modificando a ordem social do trabalho
Olá!
Você esqueceu as alternativas mas vou te ajudar.
a. a partir da Revolução Industrial, no século XIX, modificando a ordem social do trabalho.
b. no período que antecede a idade média com a centralização do poder pela religião.
c. com o apogeu de grandes descobertas marítimas e a comercialização de espécies.
d. com o aparecimento da lógica e da retórica, ambas imprescindíveis para uma negociação. e. no período pré-socrático, com o aparecimento da retórica e a arte de filosofar.
Agora podemos responder corretamente.
A alternativa A é a que melhor se aplica como correta.
Bem, a cultura organizacional, passou a ter maior complexidade a partir do século XIX com o aumento exponencial dos processos de fabricação assim como um desenvolvimento no campo de pesquisa científica.
Deste modo, a psicologia organizacional surge com uma grande importância, assim como a sociologia e as ciências humanas que estudam o indivíduo, tendo essa primeira o papel de relacionar o ambiente ao redor do trabalhador e como isso influencia em sua organização mental e prática, dando base para as escolas teóricas no campo da psicologia que atuam nos dias de hoje.
Até mais!