O termo “profissional de educação física” passou a ser utilizado apenas após a regulamentação da profissão pela Lei Federal N.º 9.696, de 1.º de setembro de 1998. Essa lei instituiu ainda Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e os conselhos regionais.
TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção Profissional em Educação Física. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019.
Considerando os aspectos referente à atuação profissional esta lei indica que o profissional de educação física deve estar habilitado para:
Alternativa 1:
Planejar e organizar atividades voltadas somente para o atendimento especializado de atletas e do desporto.
Alternativa 2:
Trabalhar no contexto hospitalar, principalmente na orientação de exercícios de realibilitação após a realização de cirurgias.
Alternativa 3:
Trabalhar com os aspectos da saúde de forma geral, inclusive com a precrição de dietas para um trabalho multiprofissional.
Alternativa 4:
Planejar e executar programas de treinamento e ofertar atendimento especializado nas áreas de atividades físicas e de desporto.
Alternativa 5:
Planejar, executar e ofertar atendimento nas áreas relacionadas a saúde como um todo, inclusive com a precição de medicamentos, visto que somos profissionais da área da saúde.
Soluções para a tarefa
A alternativa 4) é a correta.
O profissional de educação física está apto para executar programas de treinamento e para ofertar atendimento especializado nas áreas de atividades físicas e de desporto, tanto para leigos, como para atletas e em hospitais também.
A prescrição de dietas cabe aos nutricionistas, e a prescrição de tratamentos fisioterápicos cabe aos fisioterapeutas, cada profissional da saúde tem as suas especialidades.
Espero ter ajudado!
Resposta: A resposta correta é a alternativa IV que descreve que
"Planejar e executar programas de treinamento e ofertar atendimento especializado nas áreas de atividades físicas e de desporto" conforme descrito na página 16 do livro.
Explicação: [...] na década de 1990, foi sancionada a Lei Federal N.º
9.696, de 1.º de setembro de 1998, a qual indica que o profissional de Educação Física deve estar apto a planejar e a executar programas, bem como ofertar atendimento especializado nas áreas de atividades
físicas e de desporto. [...]