“O termo “pós-verdade” foi empregado pela primeira vez em 1992, em um artigo do dramaturgo Steve Tesich na revista “The Nation”, mas ganhou força mesmo em 2016, quando a Oxford Dictionaries, o departamento da Universidade Oxford responsável pela publicação de dicionários, elegeu "pós-verdade" como a palavra do ano da língua inglesa. A própria delimitação do significado do termo ainda é controversa: em que a pós-verdade se diferencia da mentira? O que há de efetivamente original na ideia de pós-verdade? E, talvez o mais importante: quem decide como e quando classificar alguma notícia impressa ou post do Facebook como típico da era da pós-verdade? [...] A pós-verdade só pode prosperar em um ambiente no qual a indignação das pessoas diante da desonestidade e da falsidade dos políticos dá lugar à indiferença e, em seguida, à conivência. Em um mundo no qual a mentira é percebida como regra, e não exceção, é como se todos fossem mentirosos, mesmo quem fala a verdade. Assim, o que nos resta é escolher a mentira mais adequada aos nossos interesses, ou aquela que nos traz mais segurança emocional. Estabelece-se, assim, uma falsa equivalência entre todas as narrativas: um artigo de um cientista pode valer até menos que um post viralizado nas redes sociais”.
(Disponível em - Adaptado)
Considere e avalie as afirmações que seguem.
I. A pós-verdade é uma realidade inserida no contexto da sociedade relativizada e,
nesse sentido, é possível dizer que as leis podem se tornar equivalentes ao senso
comum, com maior ou menor credibilidade que este.
II. Um Estado em pleno controle de gestão é típico de uma sociedade “sólida”,
Democrática e legal, em que a visão de mundo distópica é substituída pelas
utopias redentoras.
III. As quatro revoluções industriais não forneceram valores “líquidos”, mas, em alguns
casos, fizeram emergir utopias redentoras, sem a presença de pós-verdades e
substituições institucionais, como nas sociedades “sólidas”.
IV. Consequência imediata da pós-verdade foi o conformismo com a desonestidade e
a mentira, a conivência com as leis que não estão sincronizadas com o estado
democrático de direito, em que a ilegalidade não é exceção e a indignação
permanece como regra.
Estão relacionados com o enunciado ou em conformidade com o estudado.
A) I e II. B) I e III. C) II e IV. D) I, II e III. E) II, III e IV.
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Resposta:
nao sei mais pode tá relacionado a história brasileira
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