O termo letramento foi criado quando se passou a perceber que nas sociedades contemporâneas é insuficiente o mero aprendizado das “primeiras letras” e que se integrar socialmente, hoje, envolve também “saber utilizar a língua escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos” (COSTA VAL, 2006, p. 19). Essa palavra surgiu para designar essa nova dimensão da entrada no mundo da escrita. Por isso, tem‑se afirmado, segundo Costa Val (2006, p. 19), que alfabetização e letramento são processos diferente cada um com suas especificidades, mas complementares, inseparáveis, ambos indispensáveis. De acordo com esta afirmação, analise as asserções a seguir:
Soluções para a tarefa
Você esqueceu de completar o texto mas posso te ajudar.
A alfabetização moderna e o letramento podem ser utilizados na educação para os surdos, porém, é importante estar atento a esse olhar que também se direciona a alfabetização do surdo em sua língua materna, que é a Libras.
Além disso, ela também estará presente na língua portuguesa, a qual os indivíduos irão se comunicar com a sociedade, fortalecendo assim suas condições de comunicação, jamais inferior aos demais, apenas diferente, merecendo o respeito e a empatia dos demais.
Resposta: I e III
Explicação:
I.Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever; e tornar o indivíduo capaz de ler e escrever.
II.Alfabetizar é doutrinar dentro de um código escrito, no qual o ser humano seja levado à reprodução das ideias vigentes.
III.Letramento é o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais.
É correto o que se afirma em:
CORRETO: I e III