O termo HUMANIZAÇÃO é muito criticado no campo das ciências humanas por considerar redundante a expressão. Entretanto, quando analisamos a teoria de Vygotsky, pautada no materialismo histórico dialético, compreendemos que o termo se faz apropriado, pois marca a concepção de homem e aprendizado por ele proposto. Assim é correto o que se pode ser em:
ALTERNATIVAS
Para Vygotsky, o desenvolvimento humano está diretamente ligado a suas relações sociais e atividades práticas, modo pelo qual, o homem apreende o que é ser homem, diferenciando dos animais.
A atividade prática é mais importante do que a linguagem para Vygotsky, pois, é ela que marca a diferença entre homens e animais.
As relações humanas permitem ao homem apreender os usos e costumes de uma dada sociedade determinada pela historicidade, de tal modo que a influência biológica possa se expressar.
A linguagem é responsável pela distinção do homem e dos animais, por isso, ela por si só já justifica o motivo pelo qual não nascemos humanos e, sim, nos tornamos.
O poder da comunicação é o diferencial entre homens e animais e é por isso que a teoria justifica a ênfase no processo de comunicação.
Soluções para a tarefa
O poder da comunicação é o diferencial entre homens e animais e é por isso que a teoria justifica a ênfase no processo de comunicação.
Resposta: Alternativa 5
Explicação: Para Vygotsky, o desenvolvimento humano está diretamente ligado às suas relações sociais e atividades práticas, modo pelo qual, o homem apreende o que é ser homem, diferenciando dos animais.
Na perspectiva vigotskiana, o desenvolvimento humano e a educação são dois fenômenos que caminham juntos, que não podem ser separados. A autora ainda revela que nesta perspectiva a educação é destacada, pois tem como pressuposto que a apropriação da cultura leva o homem a se desenvolver e com isso o desenvolvimento da sociedade como um todo, sendo importante a transmissão dos conhecimentos da humanidade para as futuras gerações.
... Diante disso, entendemos, pautados nessa perspectiva teórica, que o homem é compreendido em sua totalidade como ser biológico e social, fazendo parte de um contexto histórico em que a cultura possui um grande papel em seu desenvolvimento psíquico. Nesse contexto, a escola exerce papel preponderante no desenvolvimento humano, por meio das relações estabelecidas e dos conhecimentos ofertados que se foram acumulando historicamente.